A ENGENHARIA CIVIL É UMA DAS GRANDES ÁREAS RELEVANTES NA ESFERA GLOBAL. A MESMA ESTÁ VINCULADA COM DIVERSOS CAMPOS, VINDO DESDE OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, ESTRADAS, HIDRÁULICA, GEOTECNIA, ATÉ ANÁLISE DE ESTRUTURAS. ESTE ÚLTIMO, CARACTERIZADO COMO UM DOS ASSUNTOS MAIS COMPLEXOS, ESSENCIALMENTE PELA INFINIDADE DE CÁLCULOS A SEREM REALIZADOS PARA A DETERMINAÇÃO DOS ESFORÇOS INTERNOS, REAÇÕES DE APOIO E DEFORMAÇÕES. COMUMENTE BUSCA-SE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS EDUCACIONAIS QUE FACILITEM O TRATAMENTO DAS DADAS ESTRUTURAS, COMO POR EXEMPLO O SAP 2000, TQS, EBERICK, FTOOL, ENTRE OUTROS. DENTRE ESSES, O FTOOL SE DESTACA PELA SIMPLICIDADE E FUNCIONALIDADE NO ÂMBITO DE ANÁLISE ESTRUTURAL, ABRANGENDO ANÁLISES ISOSTÁTICAS E HIPERESTÁTICAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR QUAL A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO FTOOL NO ÂMBITO ACADÊMICO, MAIS ESPECIFICAMENTE NA DISCIPLINA DE MECÂNICA DAS ESTRUTURAS I DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA. PARA REALIZAÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA, VERIFICOU-SE, POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS, A CONCEPÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, ACERCA DA NECESSIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. DIANTE DA RESPECTIVA VERIFICAÇÃO DENOTOU-SE QUE O FTOOL SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA EFICIENTE E NECESSÁRIA NAS ANÁLISES ESTRUTURAIS, EVIDENCIANDO MAIOR FACILIDADE E PROPORCIONADOR DE UM CARÁTER INOVADOR EM SALA DE AULA, O QUE TORNA AS AULAS MAIS ATRATIVAS AOS OLHOS DOS ALUNOS.