ESTA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO PROVOCAM ALTERAÇÕES, DESDE OS SUPORTES MATERIAIS ATÉ AS TECNOLOGIAS, E AINDA MODELOS CONCEITUAIS DO ENSINO NO COTIDIANO DO AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, OBSERVOU-SE A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS FERRAMENTAS COMO UMA DAS ALTERNATIVAS PARA AJUDAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NA ESCOLA MUNICIPAL ANATALIA CARNEIRO EM ÁGUA BRANCA – PI. AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS PELAS QUAIS A SOCIEDADE É REFLETIDA TAMBÉM NA ESCOLA QUE PRECISA SE ADAPTAR AOS NOVOS MODELOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO. NESSE PROCESSO É IMPORTANTE ALÉM DOS RECURSOS MATERIAIS, SABER MANUSEAR EQUIPAMENTOS. ASSIM NESTE ESTUDO ALÉM DE SE DEBATER SOBRE AS TICS NO ENSINO ABORDA-SE TAMBÉM COMO OS PROFESSORES ESTÃO LIDANDO COM ESSE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL.