A formação docente tem sido alvo de grandes discussões nos cursos de licenciatura. O embasamento teórico disponibilizado nas universidades é insuficiente para uma formação devido à escassez do contato direto com as problematicidades que surgem no ambiente da atuação futura, apesar da experiência dos estágios supervisionados. Objetiva demonstrar as singularidades e contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID- na formação do futuro profissional da docência, apontando para as aproximações e distanciamentos entre os estágios supervisionados. A fonte metodológica e referencial teórico foram permeados por reflexões de autores como Pacheco (2007), Nóvoa (1997) e documentos que regem o Programa (BRASIL, 2010). Os resultados argumentam que o PIBID apresenta um universo mais diversificado de fatores que contribuem para a docência, possibilita a articulação ensino-pesquisa; amplia competências, autonomia e habilidades críticas, disponibilizando discussões sobre currículo e métodos de ensino, e aprofundando conhecimentos pedagógicos e desenvolvimento profissional.