DENTRE AS LIMITADAS POSSIBILIDADES, TENSÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E SIMBÓLICAS, CONTINUAR A JORNADA ACADÊMICA ACABA SENDO O CAMINHO DE ALGUNS UNIVERSITÁRIOS DAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS. ASSIM, DESBRAVANDO UMA NOVA REALIDADE, GALGAM UM ESPAÇO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR AO CURSAR MESTRADOS E DOUTORADOS FEDERAIS. A PESQUISA DOUTORAL EM ANDAMENTO, ELUCIDADA NO PRESENTE TRABALHO, TEM COMO PROPOSTA INVESTIGAR A PRESENÇA POPULAR, SEUS IMPACTOS E DESAFIOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. O LÓCUS DE PESQUISA É A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, COM DELIMITAÇÕES NOS SEGUINTES PROGRAMAS, SUBDIVIDIDOS EM TRÊS ÁREAS: BIOMÉDICAS (1) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGCSA) E (2) PSICOBIOLOGIA (PPGPSICOB); TECNOLÓGICAS (3) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ) E (4) ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PPECM); HUMANAS (5) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E (6) EM EDUCAÇÃO. CONCOMITANTE A REALIZAÇÃO DAS ETNOGRAFIAS DOS AMBIENTES ACADÊMICOS, FORAM APLICADOS 133 QUESTIONÁRIOS NOS CURSOS DELIMITADOS E A PARTIR DAS RESPOSTAS, DEFINIU-SE OS SUJEITOS PARA AS ENTREVISTAS COMPREENSIVAS (KAUFMANN, 2013), TOTALIZANDO 12 ESTUDANTES POPULARES ENTREVISTADOS, UM DO MESTRADO E OUTRO DOUTORANDO, DE CADA PÓS-GRADUAÇÃO.