OS ASSUNTOS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE SE FAZEM PRESENTE EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ATUAL, PORÉM, NA ESCOLA O PROFESSOR TEM PAPEL FUNDAMENTAL DE INTERMEDIADOR NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE SEUS ALUNOS A RESPEITO DESSES ASSUNTOS QUE ENVOLVEM OUTROS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE. DISCUTIR SOBRE MEIO AMBIENTE REQUER UM SENSO DE CRITICIDADE, ALÉM DE VISÃO LOCAL/GLOBAL, PARA QUE ASSIM O CONHECIMENTO POSSA SER CONSTRUÍDO. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM TEMA INTEGRADOR QUE DEVE PERPASSAR EM TODAS AS DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ENTANTO, AINDA É MAIS COMUM ESTAR RESTRITA ÀS DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE, COMO A BIOLOGIA. EXISTEM CAUSAS QUE DIFICULTAM A ATUAÇÃO DO PROFESSOR COMO EDUCADOR AMBIENTAL EM SALA DE AULA. POR ISSO, ESTE TRABALHO DE CUNHO QUALITATIVO BUSCOU IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO E POSSÍVEIS CAUSAS PARA QUE O TEMA EA NÃO SEJA TRABALHADO PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA E SEUS ALUNOS COMO DEVERIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SÃO LUÍS- MA.