O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM É O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE MAIOR RELEVÂNCIA NO NOSSO PAÍS POIS SE CONSTITUI NA PRINCIPAL PORTA DE ACESSO PARA A MAIORIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. NESTA PESQUISA, A MATÉRIA-PRIMA DE NOSSAS REFLEXÕES É CONSTITUÍDA PELOS ERROS APRESENTADOS EM QUESTÕES DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA, NA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM-2016, OS QUAIS FORAM PRODUZIDOS POR TODOS OS 27.567 INSCRITOS NESSE EXAME, APROVADOS E NÃO APROVADOS, VIA SISU-2017, PARA INGRESSO NA UFRN. NO CASO EM TELA, AS QUESTÕES CUJOS ERROS, ASSOCIADOS AOS RESPECTIVOS DISTRATORES, FORAM ANALISADOS, ESTÃO VINCULADOS, DE ACORDO COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM, À COMPETÊNCIA 7; ESTA, EM SEU CONTEÚDO, CONTEMPLA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA, E, PORTANTO, AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL (MÉDIA, MODA E MEDIANA) E O DESVIO PADRÃO (MEDIDA DE DISPERSÃO). NAS DISCUSSÕES AQUI TECIDAS, DEFENDEMOS A TESE DE QUE O ERRO, NA SUA DIMENSÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, PODE TRAZER CONSIGO IMPORTANTES RECADOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, AO EXPOR OS CAMINHOS PERCORRIDOS QUANDO DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS, DURANTE O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO APRENDIZ. NO CASO DAS QUESTÕES DO REFERIDO EXAME, DE ALCANCE NACIONAL, OS ERROS/DISTRATORES DÃO UM RECADO AOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO, SUGERINDO QUE, NO TOCANTE ÀS MEDIDAS ESTATÍSTICAS: MÉDIA, MODA, MEDIANA E DESVIO PADRÃO, OS CONCEITOS ASSOCIADOS A ESSAS MEDIDAS PRECISAM SER EXPLORADOS DE FORMA MAIS EFETIVA.