SABENDO DAS ALTAS TAXAS DE DEGRADAÇÕES AMBIENTAIS PROVOCADAS PELA AÇÃO DO HOMEM, ESTE TRABALHO OBJETIVA PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA, COM A FINALIDADE DE REDUZIR A INCIDÊNCIA DE AGRESSÕES CONTRA O MEIO AMBIENTAL. A EMPATIA É COMPREENDIDA POR M. HOFFMAN COMO UMA HABILIDADE SOCIAL QUE PROPORCIONA AO SUJEITO A EXPERIÊNCIA DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO; JÁ O TERMO AGRESSÃO, DE ACORDO I. LANDIM E J. BORSA, REFERE-SE A COMPORTAMENTOS INTENCIONAIS QUE VISAM PROMOVER DANOS AO OUTRO. PARTINDO DESSES CONCEITOS, O PRESENTE ARTIGO CONSTITUI UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO NORTEADA PELA TÉCNICA RACIONAL-AFETIVA DE SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA, REALIZADA COM CRIANÇAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, COM IDADES ENTRE 9 E 11 ANOS. OS DADOS OBTIDOS FORAM REGISTRADOS EM UM DIÁRIO DE CAMPO E ANALISADOS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE M. MINAYO. PARA PROMOVER A EMPATIA, AS INTERVENÇÕES REALIZADAS FORAM ORGANIZADAS EM QUATRO ETAPAS: AQUECIMENTO, DRAMATIZAÇÃO, COMPARTILHAR E AÇÕES PRÓ-SOCIAIS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A PROMOÇÃO DA SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL MOSTROU-SE UM MODELO DE INTERVENÇÃO PROMISSOR PARA: (1) REDUZIR COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS DIRIGIDOS AO MEIO AMBIENTE; (2) FAVORECER AÇÕES ALTRUÍSTAS RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE; E (3) CONSTRUIR POSICIONAMENTOS CRÍTICOS QUANTO À DESTRUIÇÃO DA NATUREZA. ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO DE INTERVENÇÃO INSPIRE OUTROS, ABORDANDO OUTROS PÚBLICOS, ASSIM COMO, FOMENTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.