NA PRESENTE PESQUISA OBSERVAMOS COMO OS EDUCADORES COMPREENDEM O USO DIDÁTICO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA. ESTA ANÁLISE FOI ARGUMENTADA E ANALISADA DURANTE UMA OFICINA DE QUADRINHOS NA ESCOLA MUNICIPAL CIEP V – MARIA EUDÓCIA / SANTA TEREZINHA, SITUADA NA CIDADE DE PATOS (PB), COM BASE NA OBSERVAÇÃO DAS PRODUÇÕES REALIZADAS COM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, INVESTIGANDO A COMPREENSÃO DESSA LINGUAGEM VISUAL APLICADA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. NO PERÍODO PÓS-MODERNO O ÂMBITO DAS ARTES SE AMPLIARAM, E A ARTE SEQUENCIAL, ASSIM COMO SÃO CONHECIDAS , ELA PASSA A SE ESTENDER DENTRO DAS ESCOLAS COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA, PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DE CONHECIMENTOS VOLTADAS ÀS LINGUAGENS, EM QUE DESTACAMOS O ENSINO DE ARTE QUE ESMIÚÇA OS SEUS CÓDIGOS DESENHADOS, ATRAVÉS DOS SÍMBOLOS, COMO PRODUÇÃO DE REQUADROS, PERSONAGENS, CENÁRIOS, BALÕES E ATÉ MESMO AS LETRAS. ESPERAMOS QUE O RESULTADO DESTE TRABALHO VENHA A CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DE USAR A HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COMO UM EIXO TEMÁTICO QUE POSSA TER UMA FUNÇÃO REFLEXIVA PARA O ALUNO E O PROFESSOR, DISSEMINANDO MELHOR A SUA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL, ATRAVÉS DAS SUAS REPRESENTAÇÕES VISUAIS.