O PRESENTE ARTIGO RESULTA DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS REGENCIAIS EM SALA DE AULA, ENQUANTO BOLSISTAS DA CAPES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA. ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER A DIMENSÃO EDUCATIVA DOS FOLHETOS DE CORDEL E A SUA RELEVÂNCIA COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA. PORTANTO, PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE O CORDEL TORNE-SE UMA FONTE DE PESQUISA A SER UTILIZADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA, A FIM DE TORNAR AS AULAS MAIS DINÂMICAS. A METODOLOGIA CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM UMA DAS AULAS MINISTRADAS PELOS RESIDENTES NO 8º ANO “A” E “B” 7° “B” DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DE E.E. F ALDEGUNDES GOMES DE MATTOS NO MUNICÍPIO DE CRATO- CE, NO DECORRER DA REGÊNCIA. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM QUE O USO DO CORDEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO EM SALA DE AULA, EXERCE UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO AO INCENTIVO A LEITURA, POSSIBILITANDO ATÉ A SUA PRODUÇÃO E PERMITINDO O ACESSO CULTURAL ATRAVÉS DESTE TIPO DE MATERIAL, POIS, MUITOS ALUNOS NÃO POSSUÍAM NOÇÃO ACERCA DA LITERATURA DE CORDEL. OBSERVA-SE QUE ESTE TIPO DE LITERATURA APRESENTA ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE A CULTURA POPULAR, O SEU COTIDIANO E O PASSADO DE SUA REGIÃO. SEU CARÁTER INTERDISCIPLINAR APRESENTA VÁRIOS TEMAS RELEVANTES QUE PODEM SER INSERIDOS NOS CONTEÚDOS PROGRAMADOS PARA SEREM TRABALHADOS COM OS ALUNOS NAS AULAS DE HISTÓRIA, POIS DISPÕE DE INFORMAÇÃO HISTÓRICA, POLITICA, RELIGIOSA, SOCIAL E ENTRE OUTRAS.