A BIOLOGIA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA A VIDA. SUA ORIGEM SE DEU A PARTIR DAS DISCUSSÕES DOS ESTUDOS ACERCA DA NATUREZA E ORGANIZAÇÃO DOS ORGANISMOS. POR CONTA DISSO, OS NATURALISTAS PROPUSERAM A CRIAÇÃO DE UMA NOVA DISCIPLINA VOLTADA PARA O ESTUDO DA VIDA. ATUALMENTE, PELOS LEVANTAMENTOS REALIZADOS SOBRE OS TRABALHOS QUE ABORDAM A COMPREENSÃO DA VIDA, OBJETO DE ESTUDOS DA BIOLOGIA, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A TRATAM PREDOMINANTEMENTE NA PERSPECTIVA BIOLÓGICA. SEU OBJETIVO FOI DE CONHECER AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DE BIOLOGIA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO POSSUEM SOBRE A IDEIA DE VIDA, CUJA REALIZAÇÃO DECORREU DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM 44 ALUNOS PARTICIPANTES DA DISCIPLINA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MANAUS/AM. CONFIGURA-SE COMO PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, COM ANÁLISE FUNDAMENTADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2016) E TEVE COMO PERGUNTA DE PESQUISA: QUAL A CONCEPÇÃO QUE OS ALUNOS POSSUEM SOBRE A IDEIA DE VIDA? FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE APESAR DE OS ALUNOS JÁ TEREM TIDO CONTATO COM OS CONTEÚDOS, A MAIORIA DAS PALAVRAS EVOCADAS NO QUESTIONÁRIO NÃO ESTÃO ASSOCIADAS APENAS ÀS DEFINIÇÕES ENCONTRADAS NOS LIVROS, MAS RELACIONADA À EXPERIÊNCIA DE VIDA. CONCLUI-SE QUE É NECESSÁRIO ABORDAR A QUESTÃO DA VIDA NÃO APENAS NA PERSPECTIVA BIOLÓGICA, ENQUANTO ORGANISMO, MAS ENQUANTO SER DE SUBJETIVIDADE, DAÍ A IMPORTÂNCIA DOS DIÁLOGOS COM OUTRAS ÁREAS DO SABER QUE A TRATAM NA PERSPECTIVA DA SUBJETIVIDADE.