O REFERIDO TRABALHO BUSCA PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE FORMAS DINÂMICAS DE DISSEMINAR ESSE SABER, BEM COMO O ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE TEMÁTICAS TANTO DO NÍVEL MUNICIPAL QUANTO FEDERAL ADVINDAS DESSE CONTEÚDO. DIANTE DISSO, EMERGE A SEGUINTE INDAGAÇÃO: POR QUE NÃO HÁ REFLEXÃO SOBRE A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL AINDA NO ENSINO MÉDIO? A PESQUISA TEM SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK SITUADA NA CIDADE DE ASSU/RN. ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA INICIALMENTE ATRAVÉS DE UM DIAGNÓSTICO SITUACIONAL, ONDE INICIALMENTE SERÁ APLICADO UM QUESTIONÁRIO CUJA FINALIDADE É AVALIAR O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DOS ALUNOS A RESPEITO DO TEMA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL POR MEIO DE QUESTÕES CENTRAIS, OU SEJA, PERGUNTAR SOBRE SIGLAS IMPORTANTES PRESENTES NO CENÁRIO EDUCACIONAL, COMO POR EXEMPLO O QUE SERIA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) ATÉ O QUE SERIA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). APÓS A OBTENÇÃO DOS DADOS SERÁ TRABALHADO POR MEIO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES O CONTEÚDO DE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, ABRANGENDO AS PERGUNTAS CONTIDAS NO QUESTIONÁRIO, ONDE IRÃO AUXILIAR NA MELHOR FIXAÇÃO E COMPREENSÃO DA TEMÁTICA PROPOSTA. ENTRE ESSAS ATIVIDADES AS POSSIBILIDADES PENSADAS SÃO: RODAS DE CONVERSA, JOGOS LÚDICOS, ONDE SE ENQUADRA BRINCADEIRAS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS, PALESTRAS, MESA REDONDA. DECORRENTE DA APLICAÇÃO DESSA SISTEMÁTICA PEDAGÓGICA SERÁ APLICADO UM SEGUNDO QUESTIONÁRIO QUE SERÁ COMPARADO AO PRIMEIRO O QUAL INFORMARÁ QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE O APRENDIZADO OBTIDO APÓS A DISSEMINAÇÃO DO CONTEÚDO QUANDO COMPARADO AO CONHECIMENTO QUE OS ALUNOS SECUNDARISTAS TINHAM ANTES DA SISTEMÁTICA DAS ATIVIDADES.