O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESCREVER A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS, DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO REALIZADO NA RP/EDUCAÇÃO DO CAMPO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL, REALIZADO EM UMA ESCOLA DO CAMPO, A ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO RODRIGUES DA SILVA, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE FLORIANO-PIAUÍ. OS ENVOLVIDOS NO PROJETO FORAM OS ALUNOS DA 8º ANO, COM IDADES ENTRE 12 E 14 ANOS E 04 (QUATRO) DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIA DA NATUREZA, TODOS RESIDENTES DA RP. PARA DESENVOLVER A TEMÁTICA FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS, ENTREVISTAS COM JOVENS DA COMUNIDADE E ELABORAÇÃO DO QUIZ DAS DSTS, COM A ELABORAÇÃO DO JOGO “A CORRIDA DOS ESPERMATOZOIDES” E A PROPOSTA DA LEITURA DO LIVRO GRÁVIDA AOS 14. COM ESSAS ATIVIDADES EDUCATIVAS BUSCAMOS UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ESTUDO SOBRE A SEXUALIDADE DE FORMA ATRATIVA E DINÂMICA, VISANDO DESMISTIFICAR AS IDEIAS CENTRAIS DOS TERMOS ESTUDADOS E DISCUTIDOS COMO: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, GRAVIDEZ, DSTS, ABORTO ENTRE OUTROS. NO ENTANTO, TORNA-SE NECESSÁRIO CONHECER MELHOR SOBRE O QUE OS ADOLESCENTES PENSAM ACERCA DA SUA REALIDADE, MITOS E TABUS COM RESPEITO A SUA SEXUALIDADE PARA QUE SE POSSA ABORDÁ-LA DE MODO A CONTRIBUIR PARA O SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO SEXUAL SAUDÁVEL.