A DISCIPLINA HISTÓRIA DA PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA E DA PAISAGEM URBANA EM ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS NO CURSO DE DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENDE O ENTENDIMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO, DA INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES HUMANAS COM O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES E PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA E PERCEPÇÃO DAS TÉCNICAS USADAS NOS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA, CIVILIZAÇÕES ANTIGAS, IDADE MÉDIA, RENASCIMENTO E MODERNISMO. CONSTATOU-SE QUE O ENSINO TRADICIONAL DA DISCIPLINA NÃO É INTERATIVO ENTRE OS DOCENTES E OS ALUNOS, LEVANDO AO POUCO INTERESSE DOS ALUNOS COM A MATÉRIA. JÁ, O ENSINO DIALÓGICO PERMITE A HUMANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A REFLEXÃO E A TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO APRENDIZADO COM O USO DE SEU CONHECIMENTO PRÉVIO (FREIRE) E A APLICAÇÃO DAS FASES DE APRENDIZAGEM DE PIAGET. NESTE CONTEXTO A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PROPOR O MÉTODO DIALÓGICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA E DA PAISAGEM URBANA. MÉTODO: DIALÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA COM BASE NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E FILOSÓFICA DE BAKHTIN, MUNTAÑOLA E ZARATE, COM ABORDAGENS TEÓRICAS DE ENSINO DE FREIRE E PIAGET. A VIABILIDADE DO MÉTODO PROPOSTO SERÁ REALIZADO ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DIALÓGICO E O MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO (DESEMPENHO DOS ALUNOS). RESULTADOS: CONTRIBUIR COM O ENSINO DIALÓGICO PARA AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA.