O AVANÇO DO DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL AO LONGO DOS ANOS TROUXE PARA O ESTADO DA PARAÍBA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS (CEIS) EM 2016, COM O OBJETIVO DE ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA UNIVERSAL E DE QUALIDADE. COM BASE EM AUTORES COMO PARO (1988), GADOTTI (2009), TEIXEIRA (1967), LEITE (2018) E NOS DOCUMENTOS NORMATIVOS COMO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014) E O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (2015), ESTE TRABALHO VISA OBTER UMA MELHOR COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL QUE VEM SE CONSOLIDANDO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, EM ESPECIAL NO ESTADO DA PARAÍBA. OS DADOS COLETADOS A NO OBSERVATÓRIO DO PNE EM 2018 APONTAM PARA UM CRESCIMENTO NOS INDICADORES 6A E 6B, EM QUE O ESTADO POSSUI UMA POSIÇÃO ATÉ SUPERIOR EM RELAÇÃO À POSIÇÃO NACIONAL. PORÉM, UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE OUTROS INDICADORES NOS PERMITIU IDENTIFICAR ALGUMAS FALHAS AINDA PRESENTES NA IMPLANTAÇÃO DESTE MODELO EDUCACIONAL, COMO A EVASÃO ESCOLAR, A DIMINUIÇÃO DAS VAGAS OFERTADAS E A INSUFICIENTE INFRAESTRUTURA ESCOLAR. SENDO ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIO UM ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DO GOVERNO ESTADUAL PARA OBSERVAR SEU COMPROMETIMENTO NA EXECUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EFETIVA, BUSCANDO ENCONTRAR AS SOLUÇÕES PARA VENCER OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO.