A GENÉTICA É A ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE INVESTIGA, ENTRE OUTROS ASPECTOS, A TRANSMISSÃO,
AS ALTERAÇÕES E A EXPRESSÃO DOS GENES QUE DETERMINAM AS CARACTERÍSTICAS FENOTÍPICAS DOS SERES
VIVOS. DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE CONCEITOS ABORDADOS E AO FATO DA DISCIPLINA TRABALHAR COM
ASPECTOS MICROSCÓPICOS, SEUS CONTEÚDOS SÃO CONSIDERADOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO POR PARTE
DOS ESTUDANTES. NESTE SENTIDO, NOVAS ABORDAGENS DE ENSINO, ALÉM DAS AULAS TRADICIONAIS SÃO
NECESSÁRIAS, A FIM DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA. MUITOS AUTORES
TÊM DESTACADO A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO,
DE MODO ESPECIAL PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DE CONCEITOS COMPLEXOS E MICROSCÓPICOS OU
SUBMICROSCÓPICOS, ESPECIALMENTE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PRESENTE TRABALHO
APRESENTA UM MODELO DIDÁTICO VISANDO FACILITAR A COMPREENSÃO DAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS
ESTRUTURAIS. ESTAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS SE CLASSIFICAM EM DUPLICAÇÕES, DELEÇÕES,
INVERSÕES E TRANSLOCAÇÕES E SÃO RESPONSÁVEIS TANTO POR DOENÇAS QUE AFETAM SERES HUMANOS E
OUTRAS ESPÉCIES, COMO TAMBÉM SÃO MATÉRIA-PRIMA IMPORTANTE NO PROCESSO EVOLUTIVO. PARA A
CONFECÇÃO DOS MODELOS FORAM UTILIZADOS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DURÁVEIS SENDO POSSÍVEL
REPRESENTAR TODOS OS TIPOS DE ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS E EXPANDIR SEU USO PARA OUTROS
CONTEÚDOS ABORDADOS NA ÁREA DE GENÉTICA, TAL COMO O COMPORTAMENTO DOS CROMOSSOMOS
DURANTES AS DIVISÕES CELULARES. DEVIDO ÀS SUAS VANTAGENS DE CUSTO, VERSATILIDADE DE USOS PARA
DIFERENTES CONTEÚDOS E O FATO DE SER FACILMENTE PREPARADO, ESPERA-SE QUE O MODELO APRESENTADO
POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS AULAS DE GENÉTICA, FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS
ESTUDANTES E O TRABALHO DOS PROFESSORES.