É CERTO QUE, ASSIM COMO O ALUNO, O PROFESSOR É COMPONENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E É CERTO TAMBÉM QUE ESSE PROFESSOR JÁ FOI ALUNO UM DIA, E QUE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL FOI CONSTRUÍDA SOBRE SEUS CONHECIMENTOS ENQUANTO DISCENTE. POR ISSO DEVEMOS OLHAR COM MAIS CUIDADO PARA A FORMAÇÃO DESTE PROFESSOR, PRINCIPALMENTE DAQUELE QUE LECIONA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, POIS, SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA NÃO É ESPECÍFICA NO CAMPO MATEMÁTICO, MUITO PELO CONTRÁRIO, É EXTREMAMENTE GENERALISTA E CONTRIBUI MUITO POUCO PARA A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINARÁ MATEMÁTICA DE 1º AO 5º ANO. ASSIM, BUSCANDO PROMOVER UMA DISCUSSÃO ACERCA DESTA FORMAÇÃO, NOS PROPUSEMOS A REALIZAR ESTA PESQUISA QUE TEVE POR OBJETIVO AVERIGUAR OS SABERES MATEMÁTICOS DE ALUNOS RECÉM-CHEGADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. FOI ELABORADO UM INSTRUMENTO DE PESQUISA A PARTIR DE QUESTÕES QUE COMPÕEM A PROVA MODELO DA PROVINHA BRASIL CONTIDA NO SITE DO INEP-MEC, NESTE INSTRUMENTO BUSCAMOS ANALISAR OS CONHECIMENTOS DOS ACADÊMICOS RECÉM INGRESSOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, EM RELAÇÃO AOS QUATRO COMPONENTES DESCRITOS PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN).