O PRESENTE ESTUDO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DO USO DO DEBATE REGRADO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS, NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO. A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO JUNTO AOS ESTUDANTES PARTÍCIPES DA ATIVIDADE, E DA ANÁLISE DAS DISCUSSÕES ATUAIS ACERCA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS E DOS DISPOSITIVOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL, PODE-SE CONSTATAR QUE O DEBATE REGRADO SURGE COMO IMPORTANTE ALTERNATIVA PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO E O PROTAGONISMO DOS JOVENS EM SALA DE AULA. ADEMAIS, PERMITE O DIÁLOGO E A PESQUISA EM DIFERENTES ÁREAS DO SABER; O USO DE DISTINTAS TECNOLOGIAS NA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA POSTURA CRÍTICA POR PARTE DOS ESTUDANTES, ALÉM DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COMUNICATIVAS E SOCIAIS FUNDAMENTAIS À INTERAÇÃO E AO TRABALHO COLETIVO. A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE RATIFICA-SE, AINDA, COM A POSSIBILIDADE DE APROFUNDAR E DEBATER TEMAS DA ATUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIA, COMO A QUESTÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL.