A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58781 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 922 "inscrito_id" => 3419 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA" "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PROMOVE MUDANÇAS POSITIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES CONTEMPLADOS, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES, REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E PARA QUE COMPREENDAM A REALIDADE ESCOLAR NA PRÁTICA. ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE RELATAR IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS LICENCIANDOS QUE PARTICIPAM DO MESMO E A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID DE SEIS SUBPROJETOS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 19 PIBIDIANOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GEOGRAFIA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA. PARA A COLETA DOS DADOS FOI ELABORADA UMA PERGUNTA NORTEADORA: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE?”, QUE FOI ENVIADA VIA WHATSAPP® AOS PIBIDIANOS COM MAIS DE UM ANO NO PROJETO, QUE TIVERAM O PRAZO REFERENTE A UM DIA PARA RESPONDER A MESMA. OS PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SE ASSEMELHAVAM FORAM SEPARADOS E ORGANIZADOS, RESULTANDO EM TRÊS IDEIAS CENTRAIS: CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO; OBTENÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE AULAS LÚDICAS. PARA ANÁLISE QUALITATIVA UTILIZADO NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC), PROPOSTO POR LEFÈVRE E LEFÈVRE (2005). EM VIRTUDE DOS DESAFIOS DA PROFISSÃO, É IMPRESCINDÍVEL PROPOR CONDIÇÕES PARA QUE O LICENCIANDO ENTRE EM CONTATO COM O AMBIENTE DE TRABALHO E CONSIGA OBTER EXPERIÊNCIAS PARA SE ENCONTRAR, SE FOR O CASO, NESTE UNIVERSO PARA O QUAL ESTÁ SE PREPARANDO, E NESSE CONTEXTO O PIBID É ESSENCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3419_05082019142312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "CRISLAINE SILVA " "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58781 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 922 "inscrito_id" => 3419 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA" "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PROMOVE MUDANÇAS POSITIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES CONTEMPLADOS, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES, REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E PARA QUE COMPREENDAM A REALIDADE ESCOLAR NA PRÁTICA. ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE RELATAR IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS LICENCIANDOS QUE PARTICIPAM DO MESMO E A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID DE SEIS SUBPROJETOS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 19 PIBIDIANOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GEOGRAFIA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA. PARA A COLETA DOS DADOS FOI ELABORADA UMA PERGUNTA NORTEADORA: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE?”, QUE FOI ENVIADA VIA WHATSAPP® AOS PIBIDIANOS COM MAIS DE UM ANO NO PROJETO, QUE TIVERAM O PRAZO REFERENTE A UM DIA PARA RESPONDER A MESMA. OS PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SE ASSEMELHAVAM FORAM SEPARADOS E ORGANIZADOS, RESULTANDO EM TRÊS IDEIAS CENTRAIS: CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO; OBTENÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE AULAS LÚDICAS. PARA ANÁLISE QUALITATIVA UTILIZADO NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC), PROPOSTO POR LEFÈVRE E LEFÈVRE (2005). EM VIRTUDE DOS DESAFIOS DA PROFISSÃO, É IMPRESCINDÍVEL PROPOR CONDIÇÕES PARA QUE O LICENCIANDO ENTRE EM CONTATO COM O AMBIENTE DE TRABALHO E CONSIGA OBTER EXPERIÊNCIAS PARA SE ENCONTRAR, SE FOR O CASO, NESTE UNIVERSO PARA O QUAL ESTÁ SE PREPARANDO, E NESSE CONTEXTO O PIBID É ESSENCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3419_05082019142312.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE MARIA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "CRISLAINE SILVA " "autor_email" => "crismariasilvacg@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }