O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PROMOVE MUDANÇAS POSITIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES CONTEMPLADOS, POSSIBILITANDO AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES, REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DA EDUCAÇÃO E PARA QUE COMPREENDAM A REALIDADE ESCOLAR NA PRÁTICA. ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE RELATAR IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DOS LICENCIANDOS QUE PARTICIPAM DO MESMO E A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID DE SEIS SUBPROJETOS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 19 PIBIDIANOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GEOGRAFIA, QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA. PARA A COLETA DOS DADOS FOI ELABORADA UMA PERGUNTA NORTEADORA: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE?”, QUE FOI ENVIADA VIA WHATSAPP® AOS PIBIDIANOS COM MAIS DE UM ANO NO PROJETO, QUE TIVERAM O PRAZO REFERENTE A UM DIA PARA RESPONDER A MESMA. OS PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SE ASSEMELHAVAM FORAM SEPARADOS E ORGANIZADOS, RESULTANDO EM TRÊS IDEIAS CENTRAIS: CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO; OBTENÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE AULAS LÚDICAS. PARA ANÁLISE QUALITATIVA UTILIZADO NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC), PROPOSTO POR LEFÈVRE E LEFÈVRE (2005). EM VIRTUDE DOS DESAFIOS DA PROFISSÃO, É IMPRESCINDÍVEL PROPOR CONDIÇÕES PARA QUE O LICENCIANDO ENTRE EM CONTATO COM O AMBIENTE DE TRABALHO E CONSIGA OBTER EXPERIÊNCIAS PARA SE ENCONTRAR, SE FOR O CASO, NESTE UNIVERSO PARA O QUAL ESTÁ SE PREPARANDO, E NESSE CONTEXTO O PIBID É ESSENCIAL.