ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA UNIDADE INTEGRADA CÔNEGO JOSÉ HEMETÉRIO, DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BACABEIRA – MA. TAL AÇÃO PEDAGÓGICA, INTITULADA II FEIRA DO CONHECIMENTO – UMA VIAGEM PELA LITERATURA BRASILEIRA, OBJETIVOU PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA POR MEIO DE OBRAS LITERÁRIAS DE AUTORES BRASILEIROS NAS 23 ESCOLAS DO MUNÍCIPIO. A ESCOLA SUPRACITADA TRABALHOU O AUTOR BRASILEIRO MONTEIRO LOBATO. ESTE PROJETO ENVOLVEU TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, POR MEIO DE VÁRIAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, CULMINANDO NA APRESENTAÇÃO DE DIVERSOS TRABALHOS E EXPERIÊNCIAS. POR ENTENDER QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA REFLETEM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS FUNDAMENTAMOS ESTE TRABALHO UTILIZANDO OS ESTUDOS DE FRIGOTTO (2004) E LÜCK (1994), QUE ABORDAM A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM, BEM COMO LIBÂNEO (2013) DESTACANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO UMA AÇÃO EDUCATIVA NO MEIO SOCIAL, DENTRE OUTROS AUTORES. OS DADOS PARA CONSTRUÇÃO DESTE RELATO FORAM OBTIDOS POR MEIO DE FOTOS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DIÁRIO DE BORDO. CONCLUÍMOS QUE ESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LITERATURA MOBILIZOU TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, DO INÍCIO AO FIM, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS CONSTRUÍDAS NO PERCURSO, AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E TODAS AS ATIVIDADES E RESULTADOS FRUTOS DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO.