O ENSINO DE BIOLOGIA ENVOLVE CONTEÚDOS TEÓRICOS COMPLEXOS E MUITAS VEZES ABSTRATOS, NECESSITANDO DO AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA PROPORCIONAR A ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS DE MANEIRA MAIS EFICAZ. NESSE SENTIDO, OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS ÚTEIS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS FACILITAM A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PELOS ALUNOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE ZOOLOGIA. O JOGO “BARALHO DOS VERTEBRADOS” FOI DESENVOLVIDO EM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA CIDADE DE FORTALEZA/CE. O JOGO DE CARTAS FOI APLICADO APÓS SEREM MINISTRADAS TODAS AS AULAS TEÓRICAS REFERENTES AO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS. DURANTE A APLICAÇÃO FOI EXPLICADO COMO FUNCIONAVA O JOGO DE CARTAS E REALIZADA A ATIVIDADE MONITORADA EM SALA DE AULA. APÓS, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM INTUITO DE AVALIAR A OPINIÃO DOS DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA. A PRINCÍPIO, HOUVE DESINTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES, MAS LOGO ESSA REALIDADE FOI MUDADA DEVIDO AO MOMENTO DE COOPERAÇÃO DESENVOLVIDO POR ELES, COLABORANDO PARA O INTERESSE, PARTICIPAÇÃO E O ENTENDIMENTO DE CONCEITOS. DIANTE DISSO, A UTILIZAÇÃO DO “BARALHO DOS VERTEBRADOS” MOSTROU-SE COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA NO PROCESSO EDUCATIVO, POIS PROMOVEU A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, A ARGUMENTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS.