OS CASOS PARA ENSINO SÃO UM CONJUNTO DE TÉCNICAS UTILIZADAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA DIFERENCIAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO. CONSISTE EM UM MÉTODO CENTRADO NO ALUNO TIDO COMO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM VIGOR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. PROPÕE-SE DISCUTIR OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA METODOLOGIA DE CASOS PARA ENSINO NA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I TIDA COMO UMA DAS DISCIPLINAS MAIS DIFÍCEIS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. METODOLOGICAMENTE FOI UTILIZADA 1 (UMA) TURMA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, MAIS ESPEFICIAMENTE A DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA OBJETIVANDO TRABALHAR A DISCUSSÃO E COMPREENSÃO COM O CORPO DISCENTE E DOCENTE DE 3 (TRÊS) CASOS DE ENSINO A SEREM TRABALHADOS NA ÚLTIMA SEMANA DE AULAS DA REFERIDA DISCIPLINA. ESTA PESQUISA ENCONTRA-SE EM FASE DE EXECUÇÃO, MAS QUE JÁ APRESENTA RESULTADOS VALIOSOS NO TOCANTE AO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NA BUSCA DAS RESOLUÇÕES DAS PROBLEMÁTICAS APRESENTADAS POR MEIO DOS CASOS DE ENSINO EXPOSTOS PARA ANÁLISES, TENDO O CORPO DISCENTE O ENTENDIMENTO QUE ESTA É UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA QUE OS PERMITEM SE APROXIMAR DO QUE CERTAMENTE ENCONTRARÃO NO MERCADO DE TRABALHO. OS CASOS PARA ENSINO SE CONSTITUEM COMO RECONSTRUÇÕES DE SITUAÇÕES OU PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS, VOLTADOS PARA OBJETIVOS EDUCACIONAIS. O RELATO DESENVOLVIDO NUM CASO PARA ENSINO ENVOLVE A DESCRIÇÃO E A NARRAÇÃO. UM CASO PARA ENSINO DEVE SER FUNDAMENTALMENTE TESTADO EM SALA DE AULA, DE MODO A REPRODUZIR-SE AS MESMAS CONDIÇÕES DE ENSINO PARA AS QUAIS O CASO FOI PENSADO.