NOSSO OBJETIVO FOI VERIFICAR QUAIS AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA RV À EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE TRABALHO É UMA PESQUISA QUALITATIVA. REALIZAMOS UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA A PARTIR DE VARIADAS FONTES DE DADOS, ENTRE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. PERCEBEMOS QUE O GRANDE DESENVOLVIMENTO E ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS RECENTEMENTE, COMO CELULARES E MONITORES DE ALTA RESOLUÇÃO, POSSIBILITARAM QUE A REALIDADE VIRTUAL (RV) TENHA GANHADO DESTAQUE NOS ÚLTIMOS ANOS COMO UMA TECNOLOGIA CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA DIVERSOS SETORES DAS SOCIEDADES, INCLUSIVE PARA A EDUCAÇÃO. JUNTO A ISSO, O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE BAIXO-CUSTO, COMO O CARDBOARD, QUE SÃO ÓCULOS FEITOS DE PAPELÃO, CONTRIBUIU PARA A ADOÇÃO DA RV PELO PÚBLICO. NA EDUCAÇÃO, DIVERSOS ESFORÇOS VÊM SENDO REALIZADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA RV EM DIVERSAS DISCIPLINAS E ETAPAS, DESDE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AO ENSINO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS. PARA ESSES CONTEÚDOS, ENTENDEMOS QUE A RV DEMONSTRA GRANDES POTENCIAIS, COMO A SUBSTITUIÇÃO DE ANIMAIS EM AULAS PRÁTICAS, O QUE LHES POUPA DE SOFRIMENTO, E A IMERSÃO EM AMBIENTES DIFERENTES DAQUELES EM QUE OS ALUNOS SE ENCONTRAM. AINDA ASSIM, A RV REQUER CUIDADOS ESPECÍFICOS, COMO O CONTROLE DA ATENÇÃO DOS ALUNOS E EVITAR-SE EFEITOS COLATERAIS EM USO PROLONGADO. LOGO, É NECESSÁRIO QUE PROFESSORES, MAIS DO QUE DOMINEM A TECNOLOGIA, TENHAM CONHECIMENTO DE SEUS POTENCIAIS PEDAGÓGICOS E CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA IMPLEMENTÁ-LA EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES.