NESTE ENSAIO PRETENDO DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE CURRÍCULO E A LUTA SIMBÓLICA, DESTACANDO AS ESTREITAS E CONFLITIVAS IMPLICAÇÕES DE CURRÍCULO ESCOLAR E CAPITAL LINGUÍSTICO (OU, COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA), ENQUANTO CONCEITOS QUE BALIZAM E REMETEM AO CONJUNTO DA ESTRUTURA TEÓRICA DESENVOLVIDA POR PIERRE BOURDIEU. PARA TANTO, UTILIZAREI COMO MÉTODO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO REFERIDO AUTOR E SEUS SUPOSTOS TEÓRICOS QUE AGUDIZAM O DEBATE SOBRE CURRÍCULO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA APONTARAM QUE O CAMPO DO CURRÍCULO EXPRESSA-SE COMO UM CAMPO ENTRANHADO EM UM VIGOROSO JOGO DE LUTA SIMBÓLICA E POLITICAMENTE ORIENTADO, E REAFIRMA LUGARES DE PRIVILÉGIO NA MEDIDA EM QUE SE DETERMINA (MEDIANTE ARBITRÁRIOS SOCIAIS) O QUE (E COMO) SE INCLUI E EXCLUI NO CENÁRIO DO ENSINO EDUCACIONAL.