Esse artigo é fruto de uma das ações desenvolvidas pelo Programa BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), que promoveu em sua 7ª edição o incentivo a leitura das obras literárias exigidas pelo Processo Seletivo Vocacionado 2014, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, através de Oficinas literárias, objetivando contribuir com a formação leitora. Dentre as obras, encontra-se a narrativa Esaú e Jacó de Machado de Assis, a qual, faremos uma analise, considerando o autor, contexto histórico e social representado criteriosamente pelos protagonistas Pedro e Paulo, centro das discussões de Machado. Na sequência, apresentaremos o olhar dos “oficineiros”, que por meio de entrevistas relataram como se deu esta experiência. Para tanto, fundamentaremos este estudo nas discussões de: Solé (1996), Martins (2007), Brasil (1998), Pregador (2009), Assis (2012), dentre outros. Notabilizamos que a experiência de promover oficinas literárias visando atender alunos que prestaram o vestibular, é muito importante, pois enriquece o conhecimento dos ministrantes e propicia aprendizagem para os alunos que farão o exame.