OLIVEIRA, Thiago Alves De et al.. O pibid e suas tendências. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6475>. Acesso em: 13/11/2024 05:09
RESUMO: A preparação docente nos cursos de licenciatura tem sido alvo de constantes debates na área da educação, bem como a relação conflitante Universidade-escola que se estabelece. Como meio de intervenção nessas dicotomias que perpassam a docência, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) surge como suporte que visa contribuir para a intervenção de tais problematicidades. A fonte metodológica e referencial teórico utilizada para o trabalho perpassam reflexões de Preveda (2004), França (2003), Garcia (1988) e outros, bem como exposições de documentos legais que regem o programa, e tem como objetivo mostrar suas ações e propostas. Os resultados apontam que o PIBID é imprescindível para a formação de profissionais docentes, permitindo também uma maior interatividade dos espaços acadêmicos com as instituições educacionais.