O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A APLICAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM O RECURSO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ´S). REALIZADO COMO ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA, EM UMA TURMA DE 1º ANO DO CURSO TÉCNICO DE LOGÍSTICA, NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. USAMOS COMO BASE PARA RELATAR E CONCEITUALIZAR A TENDÊNCIA JUNTO COM O RECURSO AUTORES COMO D`AMBRÓSIO (1999), MEDEIROS (1987), VERGUEIRO (2010). O PRINCIPAL OBJETIVO DA TAREFA FOI DESENVOLVER MECANISMOS PARA ROMPER COM OS PARADIGMAS DE UMA MATEMÁTICA CONSIDERADA DIFÍCIL DE ASSIMILAR EM SALA DE AULA, DIANTE DISSO USAMOS A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEÚDO DO TEOREMA DE TALES. PERCEBENDO AO DECORRER DA APLICAÇÃO UMA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE DOS ALUNOS SOBRE OS ASSUNTOS HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HQ’S E NA TAREFA EXECUTADA PELOS MESMOS.