Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIAS EM AÇÃO: A OFICINA PALEONTOLÓGICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PALEONTOLOGIA, OFICINA PALEONTOLÓGICA, METODOLOGIA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59530
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1818
    "inscrito_id" => 1039
    "titulo" => """
      CIÊNCIAS EM AÇÃO: A OFICINA PALEONTOLÓGICA COMO\r\n
      FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, POR VEZES, É MARCADO POR DIFICULDADES QUE VÃO DESDE A FALTA DE CONHECIMENTO\r\n
      MAIS APROFUNDADO POR PARTE DO DOCENTE À AUSÊNCIA DE METODOLOGIAS QUE APROXIMEM ESSES CONCEITOS DOS\r\n
      EDUCANDOS. ASSIM, BUSCANDO AMPLIAR A COMPREENSÃO ACERCA DA PALEONTOLOGIA, TORNANDO-A MAIS ACESSÍVEL\r\n
      AOS ALUNOS, BEM COMO REALIZAR ATIVIDADES LÚDICAS PARA APROXIMAR O CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO DOS\r\n
      DISCENTES, O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DA OFICINA PALEONTOLÓGICA COMO\r\n
      FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO\r\n
      MUNICÍPIO DE MACAU/RN. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL,\r\n
      1998) E SUAS RECOMENDAÇÕES ACERCA DO ESTUDO DA PALEONTOLOGIA E NAS ATIVIDADES LÚDICAS APRESENTADAS\r\n
      POR SOARES (2015) NO LIVRO DIGITAL A PALEONTOLOGIA EM SALA DE AULA. ADOTANDO-SE UMA PESQUISA\r\n
      QUALITATIVA, OS RESULTADOS MOSTRAM A AMENIZAÇÃO DAS DIFICULDADES DO ENSINO DE PALEONTOLOGIA, UMA\r\n
      VEZ QUE PROPORCIONOU AOS ALUNOS A VIVÊNCIA E ASSIMILAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DESSE RAMO DAS\r\n
      CIÊNCIAS NATURAIS, DESPERTANDO NELES O INTERESSE E BUSCA POR MAIS CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PALEONTOLOGIA, OFICINA PALEONTOLÓGICA, METODOLOGIA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID1039_15082019003849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DJEANE KELLY SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KELLY SOUZA"
    "autor_email" => "kellysouza_90@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59530
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1818
    "inscrito_id" => 1039
    "titulo" => """
      CIÊNCIAS EM AÇÃO: A OFICINA PALEONTOLÓGICA COMO\r\n
      FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, POR VEZES, É MARCADO POR DIFICULDADES QUE VÃO DESDE A FALTA DE CONHECIMENTO\r\n
      MAIS APROFUNDADO POR PARTE DO DOCENTE À AUSÊNCIA DE METODOLOGIAS QUE APROXIMEM ESSES CONCEITOS DOS\r\n
      EDUCANDOS. ASSIM, BUSCANDO AMPLIAR A COMPREENSÃO ACERCA DA PALEONTOLOGIA, TORNANDO-A MAIS ACESSÍVEL\r\n
      AOS ALUNOS, BEM COMO REALIZAR ATIVIDADES LÚDICAS PARA APROXIMAR O CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO DOS\r\n
      DISCENTES, O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DA OFICINA PALEONTOLÓGICA COMO\r\n
      FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO\r\n
      MUNICÍPIO DE MACAU/RN. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL,\r\n
      1998) E SUAS RECOMENDAÇÕES ACERCA DO ESTUDO DA PALEONTOLOGIA E NAS ATIVIDADES LÚDICAS APRESENTADAS\r\n
      POR SOARES (2015) NO LIVRO DIGITAL A PALEONTOLOGIA EM SALA DE AULA. ADOTANDO-SE UMA PESQUISA\r\n
      QUALITATIVA, OS RESULTADOS MOSTRAM A AMENIZAÇÃO DAS DIFICULDADES DO ENSINO DE PALEONTOLOGIA, UMA\r\n
      VEZ QUE PROPORCIONOU AOS ALUNOS A VIVÊNCIA E ASSIMILAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DESSE RAMO DAS\r\n
      CIÊNCIAS NATURAIS, DESPERTANDO NELES O INTERESSE E BUSCA POR MAIS CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PALEONTOLOGIA, OFICINA PALEONTOLÓGICA, METODOLOGIA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID1039_15082019003849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DJEANE KELLY SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KELLY SOUZA"
    "autor_email" => "kellysouza_90@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, POR VEZES, É MARCADO POR DIFICULDADES QUE VÃO DESDE A FALTA DE CONHECIMENTO MAIS APROFUNDADO POR PARTE DO DOCENTE À AUSÊNCIA DE METODOLOGIAS QUE APROXIMEM ESSES CONCEITOS DOS EDUCANDOS. ASSIM, BUSCANDO AMPLIAR A COMPREENSÃO ACERCA DA PALEONTOLOGIA, TORNANDO-A MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS, BEM COMO REALIZAR ATIVIDADES LÚDICAS PARA APROXIMAR O CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO DOS DISCENTES, O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DA OFICINA PALEONTOLÓGICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MACAU/RN. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1998) E SUAS RECOMENDAÇÕES ACERCA DO ESTUDO DA PALEONTOLOGIA E NAS ATIVIDADES LÚDICAS APRESENTADAS POR SOARES (2015) NO LIVRO DIGITAL A PALEONTOLOGIA EM SALA DE AULA. ADOTANDO-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, OS RESULTADOS MOSTRAM A AMENIZAÇÃO DAS DIFICULDADES DO ENSINO DE PALEONTOLOGIA, UMA VEZ QUE PROPORCIONOU AOS ALUNOS A VIVÊNCIA E ASSIMILAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DESSE RAMO DAS CIÊNCIAS NATURAIS, DESPERTANDO NELES O INTERESSE E BUSCA POR MAIS CONHECIMENTO PALEONTOLÓGICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.