APRESENTA RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESCOLA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. OBJETIVA DEMONSTRAR A EXPERIÊNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO, BEM COMO EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM MEIO A MOVIMENTOS DE LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE QUALIDADE, ARTICULANDO CONTEÚDOS ESCOLARES À REALIDADE VIVENCIADA EM CADA COMUNIDADE. APONTA O CONCEITO DE ESCOLA MULTISSERIADA DO CAMPO. DELIMITA A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM ENQUANTO INTERAÇÃO E CONCEBE A LEITURA E ESCRITA ENQUANTO PRÁTICAS SOCIAIS. RELATA COMO OCORREU A O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NOS TEMPOS UNIVERSIDADE E COMUNIDADE. CONCLUI QUE O PROJETO GARANTE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO E DÁ VISIBILIDADE A ESTA FORMA ESCOLAR, PRESENTE NOS TERRITÓRIOS DO CAMPO PARANAENSE.