ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA ABORDA ATIVIDADES DE ENSINO ATRELADAS AO CAMPO DO ENSINO DE QUÍMICA, BEM COMO DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AS QUAIS ABORDARAM A TEMÁTICA DA DENGUE EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DA REGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ. DURANTE AS AÇÕES QUE COMPUSERAM A MOBILIZAÇÃO AQUI RELATADA, FORAM PROBLEMATIZADOS ALGUNS MÉTODOS DE PREVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA O RECONHECIMENTO DOS SINTOMAS DA DENGUE. NESTE CENÁRIO, DESTACA-SE O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ATRELADO AO INTENTO DE RESPONDER A UMA DEMANDA COMUNITÁRIA, A PROMOÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA DIANTE DE UMA EPIDEMIA. APÓS A DISCUSSÃO SOBRE A PREVENÇÃO E OS CUIDADOS COM RELAÇÃO À DENGUE, ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SISTEMATIZARAM FOLDERS INFORMATIVOS VOLTADOS À CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO LOCAL, OS QUAIS FORAM APRESENTADOS EM SEUS CÍRCULOS FAMILIARES E COMUNITÁRIOS, ASSIM COMO REALIZARAM REGISTROS FOTOGRÁFICOS, IMAGENS ESTAS QUE INTEGRARAM ATIVIDADES ARTICULADAS ENTRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA E ARTES, BEM COMO ENTRE AS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA, NAS QUAIS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO APRENDERAM SOBRE O CICLO BIOLÓGICO DO MOSQUITO, BEM COMO PRODUTOS QUÍMICOS QUE PODEM COMBATÊ-LOS. DESTACA-SE QUE OS DISCENTES ENVOLVIDOS ATUARAM DE MODO ATIVO E EMANCIPADO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO PROJETO. EM SE TRATANDO DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA MEDIADORES DESTE PROCESSO, ESTES PUDERAM VIVENCIAR A ROTINA DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA REDE BÁSICA DE ENSINO, BEM COMO ACOMPANHAR DE PERTO O TRABALHO DOS PROFESSORES ACARRETANDO UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL AUTORIZADORA E AUTORIZANTE.