NESTE TRABALHO ANALISAMOS AS PRÁTICAS DE PROFESSORES ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS E DO
GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA, NA CIDADE DO ASSÚ, RIO GRANDE DO NORTE. NO IMPÉRIO, A
PRIMEIRA LEGISLAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO FOI INSTITUÍDA EM 15 DE OUTUBRO DE 1827 CRIANDO AS ESCOLAS DE
PRIMEIRAS LETRAS. CENTRO DO PROCESSO PEDAGÓGICO, O MESTRE-ESCOLA PODERIA RECORRER AOS CASTIGOS FÍSICOS
IMPONDO AUTORIDADE EM SALA. COM A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA SÃO CRIADOS OS GRUPOS ESCOLARES,
EXIGINDO UM NOVO PAPEL PARA OS PROFESSORES E A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM OS ALUNOS, PAUTADA NUM
RELACIONAMENTO MAIS AFETIVO. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM SAVIANI (2013) E NO CONCEITO DE
IDEIAS PEDAGÓGICAS, AUXILIANDO-NOS NA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE ATUAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO PERÍODO
ESTUDADO. AS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS FORAM IMPLANTADAS NO ASSÚ EM 1829 E ENTRE OS PRINCIPAIS
PROFESSORES EVIDENCIAMOS AS PRÁTICAS DE JOSÉ FELIX DO ESPÍRITO SANTO, MARIA JOAQUINA EZEQUIEL DA
TRINDADE, LUIZA DE FRANÇA DAS CHAGAS CAVALCANTE, MANOEL ASSIS E OLEGÁRIO OLINDINO. O GRUPO
ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA FOI INAUGURADO EM 07 DE SETEMBRO DE 1911. ENTRE OS
PROFISSIONAIS QUE ATUARAM NA INSTITUIÇÃO DESTACAMOS AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES MARIA CAROLINA
WANDERLEY CALDAS E ALFREDO SIMONETTI. ENQUANTO OS PROFESSORES DE ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS
EXERCIAM O MAGISTÉRIO EM ESPAÇOS INSALUBRES, COM MÉTODOS CONSIDERADOS ULTRAPASSADOS, OS PROFESSORES
DO GRUPO ESCOLAR TENENTE CORONEL JOSÉ CORREIA ATUAVAM EM UM ESPAÇO, COM AMPLAS INSTALAÇÕES,
RECURSOS E MÉTODOS QUE ENVOLVIAM O ALUNO, DESPERTANDO INTERESSE PELO CONHECIMENTO. ESTABELECIA-SE
UMA RELAÇÃO MAIS BRANDA E AFETIVA.