ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA A RESPEITO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM AREIA-PB, A RESPEITO DA HOMOFOBIA. ASSIM COMO, ATIVIDADES DE DISCUSSÃO E DEBATE DA TEMÁTICA EM SALA DE AULA, COMO RODAS DE CONVERSA, PALESTRA E ANÁLISE DE FILMES. A COLETA DOS DADOS FOI REALIZADA COM TRINTA E UM ALUNOS DE UMA TURMA DO OITAVO ANO, COM A UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2018. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU QUE OS DOCENTES COLABORADORES COMPREENDEM A HOMOFOBIA COMO PRECONCEITO GERADOR DE EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA, E QUE AS MANIFESTAÇÕES DA HOMOFOBIA OCORREM NO AMBIENTE ESCOLAR. ALÉM DISSO, OS DISCENTES AFIRMARAM QUE A TEMÁTICA DEVE SER TRATADA COMO CONTEÚDO OBRIGATÓRIO EM DISCIPLINAS, UMA VEZ QUE, A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE A HOMOFOBIA É UM DOS FATORES QUE LEVA AO PRECONCEITO E A VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA NAS ESCOLAS, PODENDO CONTRIBUIR PARA O MAU DESEMPENHO ESCOLAR DAS VÍTIMAS. COM OS RESULTADOS PODEMOS CONCLUIR QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA, SE CONSTITUI COMO UMA DAS PRINCIPAIS MANEIRAS DE SE INVESTIR NO COMBATE A HOMOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR. UMA VEZ QUE, OS PROFESSORES SE TORNARÃO MEDIADORES DO TEMA FRENTE AOS DISCENTES, BUSCANDO A ERRADICAÇÃO DA HOMOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR E NA SOCIEDADE EM GERAL.