O AUMENTO DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS TEM CONTRIBUÍDO PARA UMA TRISTE REALIDADE: A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO. A PARTIR DISSO ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A EVASÃO DE ALUNOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), LIMITANDO O PERÍODO DE EVASÃO AOS ANOS DE 2013 A 2017. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTÃO APRESENTAR DADOS RELATIVOS AO INGRESSO E EVASÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2013, DESCREVER OS PRINCIPAIS TIPOS DE EVASÃO E APRESENTAR UMA AVALIAÇÃO DOS MOTIVOS DA DESISTÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA COM ALUNOS EVADIDOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TÊM-SE QUE NO ANO DE 2013 INGRESSARAM 2.090 ALUNOS EVADINDO 54,93% POR DISTINTOS MOTIVOS. EVIDENCIOU-SE A EXISTÊNCIA DE CURSOS EM QUE O NÚMERO DE EVADIDOS SUPERAVA 3/4 DO TOTAL DE INGRESSANTES, COMO NO CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM 75% E BACHARELADO EM ECONOMIA COM 82%. UMA QUANTIDADE EXPRESSIVA DE ALUNOS EVADEM NOS DOIS PRIMEIROS ANOS APÓS O INGRESSO, TOTALIZANDO 63,4% DE TODA A EVASÃO. COMO MOTIVOS RELEVANTES À EVASÃO, DE ACORDO COM A PESQUISA DE CAMPO, EM PRIMEIRO LUGAR ESTÁ A ESCOLHA DE UM NOVO CURSO, SEGUIDO DAS DIFICULDADES DE CONCILIAR O CURSO COM O TRABALHO E/OU NECESSIDADE DE TRABALHAR. A PESQUISA NOS APONTA QUE É NECESSÁRIO REVER AS AÇÕES E PROPOSTAS IMPLEMENTADAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PELA INSTITUIÇÃO QUANTO À GARANTIA DA PERMANÊNCIA DO ALUNO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL NOS DOIS PRIMEIROS ANOS.