Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ABANDONO DO CURSO PELOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Palavra-chaves: EVASÃO, ENSINO SUPERIOR, MOTIVOS, UFAC Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58297
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4644
    "inscrito_id" => 12869
    "titulo" => "A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ABANDONO DO CURSO PELOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE"
    "resumo" => "O AUMENTO DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS TEM CONTRIBUÍDO PARA UMA TRISTE REALIDADE: A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO. A PARTIR DISSO ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A EVASÃO DE ALUNOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), LIMITANDO O PERÍODO DE EVASÃO AOS ANOS DE 2013 A 2017. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTÃO APRESENTAR DADOS RELATIVOS AO INGRESSO E EVASÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2013, DESCREVER OS PRINCIPAIS TIPOS DE EVASÃO E APRESENTAR UMA AVALIAÇÃO DOS MOTIVOS DA DESISTÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA COM ALUNOS EVADIDOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TÊM-SE QUE NO ANO DE 2013 INGRESSARAM 2.090 ALUNOS EVADINDO 54,93% POR DISTINTOS MOTIVOS. EVIDENCIOU-SE A EXISTÊNCIA DE CURSOS EM QUE O NÚMERO DE EVADIDOS SUPERAVA 3/4 DO TOTAL DE INGRESSANTES, COMO NO CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM 75% E BACHARELADO EM ECONOMIA COM 82%. UMA QUANTIDADE EXPRESSIVA DE ALUNOS EVADEM NOS DOIS PRIMEIROS ANOS APÓS O INGRESSO, TOTALIZANDO 63,4% DE TODA A EVASÃO. COMO MOTIVOS RELEVANTES À EVASÃO, DE ACORDO COM A PESQUISA DE CAMPO, EM PRIMEIRO LUGAR ESTÁ A ESCOLHA DE UM NOVO CURSO, SEGUIDO DAS DIFICULDADES DE CONCILIAR O CURSO COM O TRABALHO E/OU NECESSIDADE DE TRABALHAR. A PESQUISA NOS APONTA QUE É NECESSÁRIO REVER AS AÇÕES E PROPOSTAS IMPLEMENTADAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PELA INSTITUIÇÃO QUANTO À GARANTIA DA PERMANÊNCIA DO ALUNO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL NOS DOIS PRIMEIROS ANOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, ENSINO SUPERIOR, MOTIVOS, UFAC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12869_26092019210134.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGEANA DE FREITAS SOUZA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MAGEANA CARVALHO"
    "autor_email" => "mageanacarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58297
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4644
    "inscrito_id" => 12869
    "titulo" => "A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ABANDONO DO CURSO PELOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE"
    "resumo" => "O AUMENTO DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS TEM CONTRIBUÍDO PARA UMA TRISTE REALIDADE: A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO. A PARTIR DISSO ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A EVASÃO DE ALUNOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), LIMITANDO O PERÍODO DE EVASÃO AOS ANOS DE 2013 A 2017. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTÃO APRESENTAR DADOS RELATIVOS AO INGRESSO E EVASÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2013, DESCREVER OS PRINCIPAIS TIPOS DE EVASÃO E APRESENTAR UMA AVALIAÇÃO DOS MOTIVOS DA DESISTÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA COM ALUNOS EVADIDOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TÊM-SE QUE NO ANO DE 2013 INGRESSARAM 2.090 ALUNOS EVADINDO 54,93% POR DISTINTOS MOTIVOS. EVIDENCIOU-SE A EXISTÊNCIA DE CURSOS EM QUE O NÚMERO DE EVADIDOS SUPERAVA 3/4 DO TOTAL DE INGRESSANTES, COMO NO CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM 75% E BACHARELADO EM ECONOMIA COM 82%. UMA QUANTIDADE EXPRESSIVA DE ALUNOS EVADEM NOS DOIS PRIMEIROS ANOS APÓS O INGRESSO, TOTALIZANDO 63,4% DE TODA A EVASÃO. COMO MOTIVOS RELEVANTES À EVASÃO, DE ACORDO COM A PESQUISA DE CAMPO, EM PRIMEIRO LUGAR ESTÁ A ESCOLHA DE UM NOVO CURSO, SEGUIDO DAS DIFICULDADES DE CONCILIAR O CURSO COM O TRABALHO E/OU NECESSIDADE DE TRABALHAR. A PESQUISA NOS APONTA QUE É NECESSÁRIO REVER AS AÇÕES E PROPOSTAS IMPLEMENTADAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PELA INSTITUIÇÃO QUANTO À GARANTIA DA PERMANÊNCIA DO ALUNO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL NOS DOIS PRIMEIROS ANOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, ENSINO SUPERIOR, MOTIVOS, UFAC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12869_26092019210134.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGEANA DE FREITAS SOUZA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MAGEANA CARVALHO"
    "autor_email" => "mageanacarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O AUMENTO DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS TEM CONTRIBUÍDO PARA UMA TRISTE REALIDADE: A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO. A PARTIR DISSO ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A EVASÃO DE ALUNOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), LIMITANDO O PERÍODO DE EVASÃO AOS ANOS DE 2013 A 2017. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTÃO APRESENTAR DADOS RELATIVOS AO INGRESSO E EVASÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2013, DESCREVER OS PRINCIPAIS TIPOS DE EVASÃO E APRESENTAR UMA AVALIAÇÃO DOS MOTIVOS DA DESISTÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA COM ALUNOS EVADIDOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TÊM-SE QUE NO ANO DE 2013 INGRESSARAM 2.090 ALUNOS EVADINDO 54,93% POR DISTINTOS MOTIVOS. EVIDENCIOU-SE A EXISTÊNCIA DE CURSOS EM QUE O NÚMERO DE EVADIDOS SUPERAVA 3/4 DO TOTAL DE INGRESSANTES, COMO NO CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM 75% E BACHARELADO EM ECONOMIA COM 82%. UMA QUANTIDADE EXPRESSIVA DE ALUNOS EVADEM NOS DOIS PRIMEIROS ANOS APÓS O INGRESSO, TOTALIZANDO 63,4% DE TODA A EVASÃO. COMO MOTIVOS RELEVANTES À EVASÃO, DE ACORDO COM A PESQUISA DE CAMPO, EM PRIMEIRO LUGAR ESTÁ A ESCOLHA DE UM NOVO CURSO, SEGUIDO DAS DIFICULDADES DE CONCILIAR O CURSO COM O TRABALHO E/OU NECESSIDADE DE TRABALHAR. A PESQUISA NOS APONTA QUE É NECESSÁRIO REVER AS AÇÕES E PROPOSTAS IMPLEMENTADAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PELA INSTITUIÇÃO QUANTO À GARANTIA DA PERMANÊNCIA DO ALUNO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL NOS DOIS PRIMEIROS ANOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.