EM 2005 FOI CRIADO UM ÓRGÃO PARA AVALIAR OS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO-PNLEM. ANALISANDO OS CURRÍCULOS NACIONAIS PARA ENSINO DE BIOLOGIA, ENCONTRAMOS QUE TODO O ARCABOUÇO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SEJA ENSINADO DE FORMA INTERDISCIPLINAR E UTILIZANDO-SE A TEORIA EVOLUTIVA COMO LINHA ORIENTADORA. OBJETIVOU-SE NESSE TRABALHO ANALISAR A ABORDAGEM DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE EIXO INTEGRADOR E LINHA ORIENTADORA DO ENSINO DE BIOLOGIA, PRESENTE EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO, INDICADOS PELO PNLD/PNLEM. FORAM ANALISADAS 10 COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO QUANTO A DISTRIBUIÇÃO E ABORDAGEM DE TEMAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. TODAS AS COLEÇÕES APRESENTAM ABORDAGEM DA TEORIA DA EVOLUÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS REFLETE OS PARÂMETROS INDICADOS NOS DOCUMENTOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO. OBSERVOU-SE QUE OS TEMAS DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA SÃO APRESENTADOS APENAS NO ÚLTIMO VOLUME DE TRÊS COLEÇÕES, ENQUANTO QUE EM DUAS COLEÇÕES OS TEMAS FORAM APRESENTADOS NOS VOLUMES II E III E, APENAS EM UMA COLEÇÃO, OS TEMAS RELACIONADOS À EVOLUÇÃO FORAM TRATADOS EM TODOS OS VOLUMES. OBSERVOU-SE QUE TODAS AS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS INDICADAS PELO PNLD/PNLEM, APESAR DE NÃO APRESENTAR UMA ORDEM DE TEMAS SEMELHANTE, CONTEMPLAM OS PRINCIPAIS CONCEITOS DA TEORIA EVOLUTIVA INDICADOS NOS DOCUMENTOS BÁSICOS NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO, ENTRETANTO NÃO PUDERAM SER IDENTIFICADOS OS REFLEXOS DAS DIRETRIZES ESTABELECIDAS NESTES DOCUMENTOS SOBRE A ABORDAGEM DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA COMO UM EIXO INTEGRADOR DE TODOS OS CONCEITOS BIOLÓGICOS.