O PRESENTE ENSAIO BUSCA RETRATAR A EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE REGÊNCIA REALIZADO A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA, DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS MATA NORTE, DESDE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ATÉ A FASE ATUAL, QUE É DE IMERSÃO NA REALIDADE ESCOLAR. SENDO ASSIM, FOI NECESSÁRIO A PARTIR DA ANÁLISE DO PPP (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) DA ESCOLA, ONDE SE PÕE TODO RELATO TEÓRICO PELA GESTÃO ESCOLAR ANALISAR E OBSERVAR A VERDADEIRA REALIDADE DO CAMPO DE ESTUDO, DESDE O PERFIL DOS ALUNOS ATÉ A FORMA COMO SE REGE A UNIDADE ESCOLAR. NESTA PERSPECTIVA REALIZAMOS PONTUAÇÕES DISSERTATIVAS E CRÍTICAS PERANTE O COTIDIANO OBSERVADO DOS ALUNOS, PROFESSORES, GESTÃO E FUNCIONÁRIOS EM GERAL. PROMOVENDO TAMBÉM OS PRIMEIROS ENSAIOS SOBRE AS REGÊNCIAS E PROJETO INICIADOS NA TERCEIRA FASE DO PROGRAMA, NESTE MOMENTO DESENVOLVIDA COM O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. ASSIM, APONTAMOS EM LINHAS GERAIS QUE É POSTO EM PRINCIPAL DEBATE A OBSERVAÇÃO DA TURMA DURANTE AS AULAS, EM SEGUIMENTO A REALIZAÇÃO DA REGÊNCIA ESCOLAR REALIZADA PELAS RESIDENTES, A FIM DE CONCLUIR PRÉVIOS RESULTADOS SOBRE O QUE FOI REALIZADO E ANALISADO ATÉ O MOMENTO NO PROGRAMA. DESDE AS AULAS SOBRE ESPAÇO URBANO E RURAL, ENVOLVENDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO, INDUSTRIALIZAÇÃO, URBANIZAÇÃO DENTRE OUTROS. RESULTANDO EM CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS RESIDENTES E INCREMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS EDUCANDOS.