SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM ESPAÇO PARA ROMPER BARREIRAS
PAOLA MARTINS BAGUEIRA PINTO BANDEIRA
CARLA RODRIGUES SILVA
SUZETE ARAÚJO OLIVEIRA GOMES
A INCLUSÃO EDUCACIONAL É UM DIREITO DO ALUNO E REQUER MUDANÇAS NA CONCEPÇÃO E NAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE SALA DE AULA E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO DE TODOS À ESCOLARIZAÇÃO. NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO DA ESCOLA, SE INSERE A ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS E DE APOIO PEDAGÓGICO PARA O ATENDIMENTO ÀS ESPECIFICIDADES DOS ALUNOS, PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR. NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, O PROGRAMA DA IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, TEM COMO OBJETIVOS: APOIAR A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; ASSEGURAR O PLENO ACESSO DOS ALUNOS, PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES COM OS DEMAIS ALUNOS; DISPONIBILIZAR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE ÀS ESCOLAS REGULARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO; PROMOVER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS É UM ESPAÇO DA ESCOLA REGULAR PROVIDO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, PEDAGÓGICOS E DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, NA QUAL TRABALHAM PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA, PARA O ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DIFICULDADES EDUCACIONAIS E SOCIAIS EM RAZÃO DE ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. O PRESENTE TRABALHO, TRAZ UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA QUE ENFATIZA A OBJETIVIDADE NA COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, RECORRE À LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA DESCREVER AS CAUSAS DE FENÔMENOS E AS RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS. A COLETA DOS DADOS DÁ-SE MEDIANTE CONDIÇÕES DE CONTROLE. OS DADOS NUMÉRICOS SÃO ANALISADOS ATRAVÉS DE PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS E ESTÁ ASSOCIADO AO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO TECNOLOGIA ASSISTIVA: RELEVANTE MEDIADORA NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA , DESENVOLVIDO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SOB O NÚMERO DO CAEE : 06214618.4.0000.5243, REGISTRADO NA PLATAFORMA BRASIL , QUE TEM COMO ESCOPO DIVULGAR OS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EXISTENTES, BEM COMO OS PROJETOS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA ESCOLA LUCIA MARIA SILVEIRA ROCHA, ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE NITERÓI, ESTADO DO RIO DE JANEIRO E MAIS 13 ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO. A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS IMPLICA ABORDAR QUESTÕES PEDAGÓGICAS, QUE SÃO DIFERENTES DAS OFERECIDAS NO ENSINO REGULAR E QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA MELHOR ATENDER AS DEMANDAS E CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. CUMPRE RESSALTAR O CARÁTER PEDAGÓGICO DESSE ATENDIMENTO, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É SUPRIR A NECESSIDADE DO ALUNO, ASSEGURANDO O DIREITO AO ACESSO A DIFERENTES RECURSOS QUE PROMOVAM AS SUAS POTENCIALIDADES E CAPACIDADES, ESTIMULAR SEU DESENVOLVIMENTO, APRENDIZADO E ATINGIR DE FORMA PLENA A SUA INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. NESSE UNIVERSO EDUCATIVO, MUITOS ALUNOS SÃO IDENTIFICADOS COM DIFICULDADES EDUCACIONAIS, QUE ENVOLVEM OS ASPECTOS AFETIVOS, COGNITIVOS E SOCIAIS. A MAIORIA SÃO ENCAMINHADOS AO SETOR PÚBLICO, PARA UMA AVALIAÇÃO COM ESPECIALISTA. A DEMORA NO ATENDIMENTO NO SETOR PÚBLICO DE SAÚDE PREJUDICA O FEEDBACK DO ENCAMINHAMENTO, BEM COMO AS AÇÕES PEDAGÓGICAS CABÍVEIS AO CASO, TAIS COMO A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. A ESCOLA LUCIA MARIA SILVEIRA ROCHA TEM MATRICULADOS 343 ALUNOS, SENDO QUE DESTE QUANTITATIVO, 12 ALUNOS SÃO CONSIDERADOS COM DEFICIÊNCIA E APRESENTAM LAUDO MÉDICO COMPROBATÓRIO, PERFAZENDO UM TOTAL DE 3,49% DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. ATÉ A PRESENTE DATA, SÃO ATENDIDOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS 12 ALUNOS, ABRANGENDO OS TURNOS DA MANHÃ E DA TARDE. AO TODO, TEMOS CONSTATADOS 6 DIFERENTES LAUDOS DEFICIÊNCIAS, DENTRE ELES NÚMERO DE ALUNOS COM O REFERIDO DIAGNÓSTICO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: 06; DEFICIÊNCIA AUDITIVA: 01; DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: 02; MICROCEFALIATETRAPLEGIA :01; SÍNDROME DE WEST: 01; ENCEFALOPATIA EPILEPSIA: 01. OS ALUNOS FREQUENTAM AS SALAS DE AULAS REGULARES NUM DETERMINADO TURNO E SÃO ATENDIDOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO CONTRATURNO ESCOLAR. AO TODO, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE MARÇO E ABRIL DO CORRENTE ANO FORAM REALIZADOS: 144 ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DESTA UNIDADE ESCOLAR É DESENVOLVIDO POR 02 PROFESSORAS COM ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, CADA UMA, EM SEU RESPECTIVO TURNO: MANHÃ E TARDE. DENTRE OS PROJETOS E EIXOS TEMÁTICOS PLANEJADOS PARA 2019 NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, DESTACAM-SE: PROJETO IDENTIDADE, PROJETO FAMÍLIA; PROJETO ONDE MORO; PROJETO LITERÁRIO; PRODUÇÃO DE TEATRO; PROJETO MATEMÁTICA E PROJETO DE MÚSICA. PODE – SE CONSTATAR QUE OS DISCENTES ATENDIDOS NO PERÍODO DE MARÇO E ABRIL NA SALA DE RECURSOS, VEM DESENVOLVENDO AS SUAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, APRESENTANDO UM MAIOR CONVÍVIO SOCIAL E AUTONOMIA EM SUAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA. ESPERA- SE QUE TODOS AQUELES QUE PRECISEM DE UM ACOMPANHAMENTO DIFERENCIADO E INDIVIDUALIZADO, SEJAM INCLUÍDOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE FORMA A MINIMIZAR OS PREJUÍZOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NA SUA VIDA.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA; SALA DE RECURSOS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES