O PRESENTE ARTIGO TEM POR ESCOPO APRESENTAR O RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE A “O ORIENTADOR EDUCACIONAL COMO MEDIADOR NAS RELAÇÕES ESCOLA - FAMÍLIA”, SUBSIDIANDO OS DOCENTES NA SUA CONCEPÇÃO DE PRÁTICA TEÓRICO-METODOLÓGICA NA UNIDADE ESCOLAR, FAVORECENDO AOS DISCENTES UM MELHOR DESEMPENHO NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. A CONSTRUÇÃO DA PARCERIA ENQUANTO UMA RELAÇÃO DE MEDIAÇÃO E COOPERAÇÃO HARMONIOSA ENTRE AS INSTITUIÇÕES ESCOLA E FAMÍLIA IMPLICA EM COLOCAR – SE NO LUGAR DO OUTRO, E NÃO APENAS NA TROCA DE IDEIAS OU FAVORES. POR SUA VEZ, O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ ANCORADO EM AUTORES CUJO ESTUDO SE VOLTA PARA UM PERFIL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, SENDO MAIS PARTICIPATIVO E REFLEXIVO SOBRE A COMPLEXIDADE DOS SABERES – FAZERES PEDAGÓGICOS. NESSE SENTIDO, REFORÇA – SE ENTÃO, UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DA REALIDADE E TRANSDISCIPLINAR DAS RELAÇÕES ENTRE AS INSTITUIÇÕES ESCOLA E FAMÍLIA, CONVIDAM O ORIENTADOR EDUCACIONAL A ASSUMIREM UM COMPROMISSO SOCIAL NUMA PROPOSTA MAIS INTENSIVA E PARCEIRA.