ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL SOBRE A METACOGNIÇÃO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR. FOI REALIZADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA MEDIANTE UMA BUSCA ELETRÔNICA DE ARTIGOS INDEXADOS NAS BASES SCIELO E PERIÓDICOS CAPES. CONSIDERANDO CRITÉRIOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, FORAM SELECIONADAS 9 PUBLICAÇÕES PARA ANÁLISE. TAIS PUBLICAÇÕES FORAM LIDAS NA ÍNTEGRA E ANALISADAS COM RELAÇÃO À AUTORIA, AO ANO DE PUBLICAÇÃO, PARTICIPANTES DA PESQUISA, INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS E PRINCIPAIS RESULTADOS. CONSIDERANDO A QUANTIDADE DE PUBLICAÇÕES, OS RESULTADOS INDICAM UMA GRANDE DEFASAGEM DE DISCUSSÃO DA TEMÁTICA DE METACOGNIÇÃO ENQUANTO APOIO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR. A ETAPA DE ENSINO COM MAIS PESQUISAS FOI O ENSINO FUNDAMENTAL. SOBRE A ETAPA DO ENSINO MÉDIO, NÃO FOI ENCONTRADO NENHUM ARTIGO. TODOS OS RESULTADOS DOS ARTIGOS ANALISADOS APONTAM PARA OS BENEFÍCIOS QUE A METACOGNIÇÃO TROUXE PARA A POPULAÇÃO ESTUDADA, REAFIRMANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.