O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A PRESENÇA E DESENVOLVIMENTO DO TEXTO DA CIÊNCIAS HUMANAS NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), BUSCANDO RESGATAR SUA HISTÓRIA, CONSTRUÇÃO E COMO O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO ESTÁ OCORRENDO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO CEARÁ. A METODOLOGIA APLICADA É A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA E CARACTERIZA-SE TAMBÉM COMO PESQUISA-AÇÃO, A QUAL TEVE COMO FONTE VÁRIOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E OUTROS PRODUZIDOS NO ESTADO DO CEARÁ, ENTRES OS QUAIS: CONSTITUIÇÃO (1988), LDB (1996), PCNEM (1999), PCN + (2002) E, MAIS RECENTEMENTE, DCNEM (2018), ALÉM DO ESCOLA VIVA E ESCOLA APRENDENTE, DOCUMENTOS PRODUZIDOS A NÍVEL ESTADUAL, RESPECTIVAMENTE EM 2005 E 2006. OS RESULTADOS NOS LEVAM AS REFLEXÕES E AÇÕES SOBRE CURRÍCULO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PRODUÇÃO DA BNCC NO ESTADO DO CEARÁ, AINDA EM PROCESSO E DESENVOLVIMENTO.