O TEXTO A SEGUIR NASCEU DAS DISCUSSÕES VIVENCIADAS EM SALA DE AULA, ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - PUC. FORAM ESTUDADOS AUTORES COMO DAVID HAMILTON PARA FALAR SOBRE ORIGEM DO CURRÍCULO E A TRAJETÓRIA DA PESQUISA SOBRE O TEMA; GIMENO SACRISTÁN QUE TRAZ AUTORES QUE FALAM SOBRE SUAS ACEPÇÕES DE CURRÍCULO; BRANCA JUREMA PONCE QUE TRATA SOBRE JUSTIÇA CURRICULAR; ANTONIO CHIZZOTTI E ALÍPIO MÁRCIO CASALI SOBRE O PARADIGMA CURRICULAR EUROPEU, E AUTORES QUE FORAM SENDO INSERIDOS CONFORME AS DISCUSSÕES DEMANDARAM OUTROS TEMAS COMO A BNCC. O QUE PERCEBEMOS DURANTES ESSAS DISCUSSÕES FOI A GRANDE DIFICULDADE ENCONTRADA DENTRO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO, NO QUE DIZ RESPEITO À COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO POR TRÁS DA EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CURRÍCULO. ISSO OCORRE PORQUE AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO OBEDECEM A LÓGICA DO MERCADO PARA REPRODUÇÃO DO PRÓPRIO SISTEMA CAPITALISTA. O CURRÍCULO NUNCA É NEUTRO. ELE SEMPRE DESEMPENHARÁ UMA INTENÇÃO DE QUEM O ESTÁ ORGANIZANDO. ELE NÃO PODE SER CONCEBIDO SENÃO ESTANDO INSERIDO NA COMPLEXA TRAMA SOCIAL DA ESCOLA NA QUAL FAZ PARTE. É INTERESSANTE PENSAR NUM CURRÍCULO ‘MAIS HUMANO’, ONDE A COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPE E SAIBA SUA FUNÇÃO SOCIAL A PARTIR DE SUA HISTÓRIA, DE SUA CULTURA, SUAS CRENÇAS.