A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É CONSIDERADA UM DOS MAIORES DESAFIOS DO SISTEMA EDUCACIONAL E PODE SER DEFINIDA COMO O PROCESSO DE INCLUIR ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS AO COTIDIANO DAS ESCOLAS REGULARES OBJETIVANDO DESENVOLVER NAS CRIANÇAS DITAS “NORMAIS” A CAPACIDADE DE ACEITAR E RESPEITAR O “DIFERENTE”, E DAR A OPORTUNIDADE A ESSES “DIFERENTES” A OPORTUNIDADE DE TER UMA VIDA MELHOR. ESSE TRABALHO INCLUSIVO ENVOLVE ASPECTOS INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA, OS QUAIS, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO QUE TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR E ELUCIDAR COMO OS EDUCADORES CONCEBEM O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. BUSCANDO NESSE CONTEXTO, COMPREENDER O COMO A LUDICIDADE PODE FAVORECER NO DESENVOLVIMENTO DE SUJEITOS QUE ANTES EXCLUÍDOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FORAM SUBMETIDOS À INCLUSÃO QUE É APREGOADA NOS DIAS DE HOJE.