ESTE TRABALHO TEVE COMO TEMÁTICA A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PERNAMBUCO. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE TRABALHAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM AUXILIAR NO ENSINO APRENDIZAGEM REFERENTE AO ENSINO DE CIÊNCIAS, APLICADO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. LEVANDO OS MESMOS A CONHECER ESPAÇOS INFORMAIS DE ENSINO, QUE OS AJUDARÁ A CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS E MELHORAR O ENTENDIMENTO ACERCA DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ALÉM DE TRAZER UM PENSAMENTO CRÍTICO, E AINDA FAZER COM QUE HAJA UM MELHORAMENTO NA QUALIDADE DA SUA ALIMENTAÇÃO E O RESPEITO COM O MEIO AMBIENTE, PROVOCANDO ASSIM MUDANÇA DE ATITUDES E VALORES, CONTRIBUINDO PARA A INCLUSÃO E FAVORECENDO O TRABALHO EM EQUIPE. A HORTA NESSE CONTEXTO SERVE COMO UM LABORATÓRIO VIVO, O QUAL POSSIBILITA INÚMERAS ATIVIDADES, ESTIMULANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-ALUNO BEM COMO DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR. A HORTA ESCOLAR SURGE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE POSSUI DIVERSAS POSSIBILIDADES PARA SE PENSAR SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, O USO DE AGROTÓXICOS, CUIDADOS COM O NOSSO MEIO AMBIENTE, DENTRE MUITOS OUTROS. FAZENDO COM QUE O ALUNO SAIA DO AMBIENTE FECHADO E MUITAS VEZES MONÓTONO DA SALA DE AULA E CONSTRUA NOVOS SABERES A PARTIR DA PRÁTICA.