O ENSINO DE QUÍMICA, ATUALMENTE, VEM SE CONSOLIDANDO DE FORMA A INTEGRAR METODOLOGIAS DE ENSINO INOVADORAS A FIM DE POTENCIALIZAR AS APRENDIZAGENS ACERCA DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA E, ALÉM DISSO, TRANSPOR ESSES CONHECIMENTOS PARA DIVERSAS ÁREAS DO SABER, POSSIBILITANDO AO SUJEITO DESENVOLVER UMA AUTONOMIA E PENSAMENTO CRÍTICO PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS QUE ESTÃO ASSOCIADOS A SUA REALIDADE. DIANTE DISSO, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUI EFETIVAMENTE NA FORMAÇÃO DOCENTE DE FORMA A PROPICIAR VIVENCIAS E REFLEXÕES A RESPEITO DESSAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS QUE TAMBÉM SÃO INDISPENSÁVEIS PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM PROFISSIONAL CRÍTICO E REFLEXIVO. NESTE SENTIDO, ESTA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E QUE TAMBÉM SE CARACTERIZA ENQUANTO UMA PESQUISA INTERVENTIVA SE PREOCUPA EM ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE ÁTOMO E DE MODELOS ATÔMICOS A PARTIR DA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS COTIDIANOS, UTILIZANDO A ASTRONOMIA ENQUANTO TEMA ESTRUTURANTE PARA PROMOVER UM ENSINO CONTEXTUALIZADO E DINAMIZADO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA TURMA DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, CONTENDO 34 DISCENTES. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM QUE GRANDE PARTE DOS DISCENTES APRESENTARAM DIFICULDADES EM ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS VISTOS EM SALA E FENÔMENOS DO COTIDIANO, REVELANDO DIVERSOS FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA QUALIDADE DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.