SOUSA, Camila et al.. A fisioterapia preventiva no contexto escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58328>. Acesso em: 02/11/2024 10:07
AS ALTERAÇÕES POSTURAIS SÃO ENCONTRADAS CONSTANTEMENTE NA INFÂNCIA. E NESSA FASE A POSTURA SOFRE UNS AJUSTES E ADAPTAÇÕES, DEVIDO ÀS MUDANÇAS QUE OCORREM QUE SÃO TRANSFORMAÇÕES NA BUSCA DO EQUILÍBRIO QUE COMBINE COM SUA NOVA CONDIÇÃO. DESTA FORMA O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO VEM MOSTRAR OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA NO CONTEXTO ESCOLAR, REVISANDO A LITERATURA E ESTABELECENDO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NA POSTURA CORPORAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, E FORNECER ORIENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO POSTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO CONSISTIU-SE DE DUAS ETAPAS: PRIMEIRAMENTE, REVISÃO DA LITERATURA, ONDE INVESTIGOU A TEMÁTICA DAS PATOLOGIAS ASSOCIADAS ÀS MÁS POSTURAS NO AMBIENTE ESCOLAR E O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. O OBJETIVO É DE DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA NO CONTEXTO ESCOLAR. PORTANTO CONCLUÍMOS QUE ESSA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DEIXA EVIDENTE A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAL VOLTADA PARA UMA EDUCAÇÃO POSTURAL, COM ORIENTAÇÃO, OFICINAS DE SAÚDE E PALESTRAS, POIS A PREVENÇÃO REALIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR FAZ COM QUE DIMINUA O NÚMERO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM COMPLICAÇÕES E TRAUMAS FUTUROS.