Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA OBRA LITERÁRIA INFANTIL COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE DO ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS OUVINTES

Palavra-chaves: LITERATURA, LIBRAS, EDUCAÇÃO, ADJETIVOS Pôster (PO) GT 15 – Ensino de línguas
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA É ALGO RELATIVAMENTE ATUAL NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. COM O ACESSO A LÍNGUA DE SINAIS, A CRIANÇA OUVINTE CONSOLIDA AS ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS POSSIBILITANDO ACESSO MAIOR À COMUNICAÇÃO E SUA FORMAÇÃO COMO CIDADÃO, TRILHANDO CONTEÚDO DE FORMA LÚDICA E SIGNIFICATIVA. JUSTIFICA-SE TAL AFIRMAÇÃO, DE ACORDO COM SILVA (2016. P. 39), POIS EM NOSSA SOCIEDADE, SUJEITOS DESCONHECEM A LIBRAS PELO DÉFICIT EXISTENTE NAS ESCOLAS ESPECIAIS E REGULARES, POR SER UMA COMUNIDADE À PARTE EM UMA REALIDADE MAJORITARIAMENTE OUVINTE. OBJETIVA-SE ATRAVÉS DESSE ESTUDO ABORDAR O USO DA LITERATURA INFANTIL, UTILIZANDO O CONTO ADAPTADO A BELA E A FERA COMO ALTERNATIVA E METODOLOGIA PARA ENSINAR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL O CONTEÚDO ADJETIVOS EM LIBRAS. O MÉTODO UTILIZADO É BIBLIOGRÁFICO, BASEANDO-SE NA IMPORTÂNCIA DA TRADUÇÃO DO CONTO PARA O ENSINO DA LIBRAS E TAMBÉM BUSCANDO EXPLANAR SOBRE O BILINGUISMO OBJETIVANDO-SE TAMBÉM EM FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA NO QUE TANGE A REALIDADE DO MESMO NO BRASIL DELIMITANDO AO USO E ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO BILÍNGUES. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, UTILIZAREMOS QUADROS (1997), VYGOSTKY (1989) E SCHLEMPER (2017) E OUTROS QUE POSSAM CONTRIBUIR COM TAL DISCUSSÃO PARA A AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA EM AMBIENTE ESCOLAR. CONCLUI-SE QUE O CONTO COM A SUA FUNÇÃO LÚDICA SE TORNA UM FACILITADOR DE APRENDIZAGEM, POIS ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO. É UM EXCELENTE RECURSO PARA TRABALHAR A SOCIALIZAÇÃO, COGNIÇÃO, AUTONOMIA E O RACIOCÍNIO DA CRIANÇA, OU SEJA, O SEU DESENVOLVIMENTO, ALÉM DE TORNAR O AMBIENTE ESCOLAR MAIS INTERATIVO.

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