UMA OBRA LITERÁRIA INFANTIL COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE DO ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS OUVINTES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62863 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 894 "inscrito_id" => 7164 "titulo" => "UMA OBRA LITERÁRIA INFANTIL COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE DO ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS OUVINTES" "resumo" => "O ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA É ALGO RELATIVAMENTE ATUAL NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. COM O ACESSO A LÍNGUA DE SINAIS, A CRIANÇA OUVINTE CONSOLIDA AS ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS POSSIBILITANDO ACESSO MAIOR À COMUNICAÇÃO E SUA FORMAÇÃO COMO CIDADÃO, TRILHANDO CONTEÚDO DE FORMA LÚDICA E SIGNIFICATIVA. JUSTIFICA-SE TAL AFIRMAÇÃO, DE ACORDO COM SILVA (2016. P. 39), POIS EM NOSSA SOCIEDADE, SUJEITOS DESCONHECEM A LIBRAS PELO DÉFICIT EXISTENTE NAS ESCOLAS ESPECIAIS E REGULARES, POR SER UMA COMUNIDADE À PARTE EM UMA REALIDADE MAJORITARIAMENTE OUVINTE. OBJETIVA-SE ATRAVÉS DESSE ESTUDO ABORDAR O USO DA LITERATURA INFANTIL, UTILIZANDO O CONTO ADAPTADO A BELA E A FERA COMO ALTERNATIVA E METODOLOGIA PARA ENSINAR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL O CONTEÚDO ADJETIVOS EM LIBRAS. O MÉTODO UTILIZADO É BIBLIOGRÁFICO, BASEANDO-SE NA IMPORTÂNCIA DA TRADUÇÃO DO CONTO PARA O ENSINO DA LIBRAS E TAMBÉM BUSCANDO EXPLANAR SOBRE O BILINGUISMO OBJETIVANDO-SE TAMBÉM EM FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA NO QUE TANGE A REALIDADE DO MESMO NO BRASIL DELIMITANDO AO USO E ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO BILÍNGUES. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, UTILIZAREMOS QUADROS (1997), VYGOSTKY (1989) E SCHLEMPER (2017) E OUTROS QUE POSSAM CONTRIBUIR COM TAL DISCUSSÃO PARA A AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA EM AMBIENTE ESCOLAR. CONCLUI-SE QUE O CONTO COM A SUA FUNÇÃO LÚDICA SE TORNA UM FACILITADOR DE APRENDIZAGEM, POIS ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO. É UM EXCELENTE RECURSO PARA TRABALHAR A SOCIALIZAÇÃO, COGNIÇÃO, AUTONOMIA E O RACIOCÍNIO DA CRIANÇA, OU SEJA, O SEU DESENVOLVIMENTO, ALÉM DE TORNAR O AMBIENTE ESCOLAR MAIS INTERATIVO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LITERATURA, LIBRAS, EDUCAÇÃO, ADJETIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA15_ID7164_04082019110839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ RANGEL URBANO" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ RANGEL URBANO" "autor_email" => "beatrizrangelurbano@iclou" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62863 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 894 "inscrito_id" => 7164 "titulo" => "UMA OBRA LITERÁRIA INFANTIL COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE DO ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA CRIANÇAS OUVINTES" "resumo" => "O ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA É ALGO RELATIVAMENTE ATUAL NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. COM O ACESSO A LÍNGUA DE SINAIS, A CRIANÇA OUVINTE CONSOLIDA AS ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS POSSIBILITANDO ACESSO MAIOR À COMUNICAÇÃO E SUA FORMAÇÃO COMO CIDADÃO, TRILHANDO CONTEÚDO DE FORMA LÚDICA E SIGNIFICATIVA. JUSTIFICA-SE TAL AFIRMAÇÃO, DE ACORDO COM SILVA (2016. P. 39), POIS EM NOSSA SOCIEDADE, SUJEITOS DESCONHECEM A LIBRAS PELO DÉFICIT EXISTENTE NAS ESCOLAS ESPECIAIS E REGULARES, POR SER UMA COMUNIDADE À PARTE EM UMA REALIDADE MAJORITARIAMENTE OUVINTE. OBJETIVA-SE ATRAVÉS DESSE ESTUDO ABORDAR O USO DA LITERATURA INFANTIL, UTILIZANDO O CONTO ADAPTADO A BELA E A FERA COMO ALTERNATIVA E METODOLOGIA PARA ENSINAR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL O CONTEÚDO ADJETIVOS EM LIBRAS. O MÉTODO UTILIZADO É BIBLIOGRÁFICO, BASEANDO-SE NA IMPORTÂNCIA DA TRADUÇÃO DO CONTO PARA O ENSINO DA LIBRAS E TAMBÉM BUSCANDO EXPLANAR SOBRE O BILINGUISMO OBJETIVANDO-SE TAMBÉM EM FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA NO QUE TANGE A REALIDADE DO MESMO NO BRASIL DELIMITANDO AO USO E ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO BILÍNGUES. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, UTILIZAREMOS QUADROS (1997), VYGOSTKY (1989) E SCHLEMPER (2017) E OUTROS QUE POSSAM CONTRIBUIR COM TAL DISCUSSÃO PARA A AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA EM AMBIENTE ESCOLAR. CONCLUI-SE QUE O CONTO COM A SUA FUNÇÃO LÚDICA SE TORNA UM FACILITADOR DE APRENDIZAGEM, POIS ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO. É UM EXCELENTE RECURSO PARA TRABALHAR A SOCIALIZAÇÃO, COGNIÇÃO, AUTONOMIA E O RACIOCÍNIO DA CRIANÇA, OU SEJA, O SEU DESENVOLVIMENTO, ALÉM DE TORNAR O AMBIENTE ESCOLAR MAIS INTERATIVO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LITERATURA, LIBRAS, EDUCAÇÃO, ADJETIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA15_ID7164_04082019110839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ RANGEL URBANO" "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ RANGEL URBANO" "autor_email" => "beatrizrangelurbano@iclou" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }