O ALVORECER DO OFÍCIO DE PROFESSOR DE GEOGRAFIA TEM COMO CENÁRIO A ESCOLA SECUNDÁRIA LICEU DO CEARÁ. INSTITUIÇÃO QUE TEVE EM SEU QUADRO DOCENTE INÚMEROS INTELECTUAIS QUE DESENVOLVERAM A GEOGRAFIA CEARENSE ESCOLAR E CIENTÍFICA. COMPREENDER A FORMAÇÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR E AÇÃO DESSES SUJEITOS AO ASSUMIR A FUNÇÃO DE PROFESSOR FOI UM DOS PONTOS ESPECÍFICOS DESTA PESQUISA DESENVOLVIDA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO (UFC). A METODOLOGIA FOI A HISTORIOGRÁFICA, BASEADA NA INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS, EM REGISTROS DE ARQUIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS, BIBLIOTECAS, OBRAS RARAS, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM DISSERTAÇÕES E TESES, MENSAGENS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA, ANÁLISE DOS CURRÍCULOS ESCOLARES E, SOBRETUDO, DE TEXTOS PUBLICADOS NAS REVISTAS DO INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E ANTROPOLÓGICO DO CEARÁ, PERMITINDO ACESSO AOS ESCRITOS QUE COMPUNHAM O PASSADO DA GEOGRAFIA. PORTANTO, AO RELACIONAR A REDE DE INFORMAÇÕES DOCUMENTAIS E BIBLIOGRÁFICAS FOI POSSÍVEL CONSTRUIR UM PANORAMA DA TRAJETÓRIA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICA DA IDENTIDADE E PRÁTICAS DOCENTES DOS SUJEITOS QUE ASSUMIRAM O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR CEARENSE, ALÉM DAS CARACTERÍSTICAS ENQUANTO SABER CURRICULAR.