OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR ESTÃO DIRETAMENTE LIGADOS COM O TRABALHO DOS PSICOPEDAGOGOS EM SUAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DISCUTIR A FORMA QUE A PSICOPEDAGOGIA TRABALHA OS CONTEXTOS ENFRENTADOS NA MAIORIA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS, SENDO UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM TENDO COMO SEU PRINCIPAL OBJETO DE ESTUDO O SER HUMANO EM CONSTANTE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. COM UMA ABORDAGEM EFICAZ PARA SUPERAR E COMPREENDER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM QUE OCORREM NAS ESCOLAS, COM UM SUPORTE MAIOR AOS DOCENTES – FAMÍLIA – ALUNOS. O MODELO DE PESQUISA QUE FOI ADQUIRIDO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATIVA, DENTRE AS PESQUISAS FEITAS PODE-SE DESTACAR-SE A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DOS DISCENTES, CARACTERIZA-SE POR UM TRABALHO QUE PROCURA MELHORAR AS RELAÇÕES DA APRENDIZAGEM DO INDIVIDUO. ENTENDESSE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS PSICOPEDAGOGOS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, SUA CONTRIBUIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NESSE CONTEXTO.