Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL E O PRAZER DE LER CONTOS DE FADAS: RECORTES DA RELAÇÃO DO LIVRO E O CONCEITO DE CRIANÇA

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL., ADAPTAÇÕES PARA O PÚBLICO INFANTIL, CRIANÇA SUJEITO DA HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60997
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2773
    "inscrito_id" => 3765
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E O PRAZER DE LER CONTOS DE FADAS: RECORTES DA RELAÇÃO DO LIVRO E O CONCEITO DE CRIANÇA"
    "resumo" => "A INFÂNCIA É UMA DAS MELHORES FASES DA VIDA. NELA, SÃO DESFRUTADAS COISAS E SENSAÇÕES QUE SÓ ACONTECEM NESSE MOMENTO DA VIDA: BRINCADEIRAS, BRIGAS, COLEGAS DE INFÂNCIA, ASSIM COMO AS HISTÓRIAS, LIVROS DE TODOS OS TIPOS, CHEIO DE LETRAS OU APENAS COM IMAGENS. A INFÂNCIA E O CONCEITO DE CRIANÇA PASSARAM A SER ENTENDIDOS COMO UMA PREOCUPAÇÃO DE ESTUDOS TEÓRICOS OS SÉCULOS XVII E XVIII. A PARTIR DE ENTÃO, COMEÇARAM A SURGIR AS PRIMEIRAS OBRAS LITERÁRIAS DESTINADAS A ESTE PÚBLICO, ESCRITAS E RESCRITAS POR AUTORES DE GRANDE DESTAQUE, COMO PERRAULT, ANDERSEN E OS IRMÃOS GRIMM, ESSAS HISTÓRIAS FORAM CONTADAS E RECONTAS EM TODO O MUNDO; NO BRASIL, AUTORES COMO MONTEIRO LOBATO, QUE CRIOU AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, UMA MISTURA DE VÁRIOS PERSONAGENS QUE RETRATAVAM A CRIANÇA E O IMAGINÁRIO INFANTIL BRASILEIROS E MAURÍCIO DE SOUZA, QUE CRIOU A TURMA DA MÔNICA, UMA TURMA DE CRIANÇAS QUE APRONTAR BASTANTE, MAS QUE NÃO DEIXAM QUE A AMIZADE SE DESFAÇA, FORAM OS AUTORES QUE MAIS SE OCUPARAM DO TEMA DA LITERATURA INFANTIL. ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR A VISÃO DO CONCEITO DE CRIANÇA RETRATADA POR MEIO DAS LITERATURAS, SENDO INTERESSANTE O RESGATE DE OBRAS DE OUTROS TEMPOS, E SUA HISTÓRIA, E COMPARÁ-LAS COM AS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE, PERCEBENDO COMO ELAS SE CONFIGURAVAM E QUAIS ERAM AS PRIMEIRAS INTENÇÕES COM RELAÇÃO À CRIANÇA DE OUTROS MOMENTOS HISTÓRICOS. OUTRO OBJETIVO DESTE TRABALHO É OBSERVAR COMO A LITERATURA INFANTIL DE HOJE CONCEBE A VISÃO DE CRIANÇA E DESTACAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS OBRAS DESTINADAS AO PÚBLICO INFANTIL PARA QUE ESSAS OBRAS SEJAM ACEITAS PELO SEU PÚBLICO. PARA ILUSTRAR ESTE TRABALHO, FOI REALIZADA A ANÁLISE DA OBRA O REINO COLORIDA DA CRIANÇA: IMAGEM E SOM. OS AUTORES QUE BASEIAM ESTA PESQUISA SÃO ABRAMOVICH (2006), BETTELHEIN (2002), XAVIER (2013), BRASIL (1998; 2006) E SCHARF (2000), ALÉM DE OUTROS AUTORES QUE TAMBÉM DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. É NOTÁVEL QUE, AS OBRAS INFANTIS SE MOSTRAM DE FORMA DIFERENTE PARA CRIANÇAS DOS SÉCULOS XVII E XVIII, SE COMPARADAS ÀS CRIANÇAS DO SÉCULO XXI. APESAR DO MEIO ONDE ESSAS OBRAS CIRCULAM, CHEIO DE APARATOS TECNOLÓGICOS, É NOTÁVEL QUE A LITERATURA PASSOU A TER OUTRO LUGAR DE DESTAQUE EM RELAÇÃO A UM OUTRO MOMENTO DA HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL., ADAPTAÇÕES PARA O PÚBLICO INFANTIL, CRIANÇA SUJEITO DA HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID3765_28082019225548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDA NONATA DOS SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA FERREIRA"
    "autor_email" => "raymunda.ferreiraa@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS VII"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60997
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2773
    "inscrito_id" => 3765
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E O PRAZER DE LER CONTOS DE FADAS: RECORTES DA RELAÇÃO DO LIVRO E O CONCEITO DE CRIANÇA"
    "resumo" => "A INFÂNCIA É UMA DAS MELHORES FASES DA VIDA. NELA, SÃO DESFRUTADAS COISAS E SENSAÇÕES QUE SÓ ACONTECEM NESSE MOMENTO DA VIDA: BRINCADEIRAS, BRIGAS, COLEGAS DE INFÂNCIA, ASSIM COMO AS HISTÓRIAS, LIVROS DE TODOS OS TIPOS, CHEIO DE LETRAS OU APENAS COM IMAGENS. A INFÂNCIA E O CONCEITO DE CRIANÇA PASSARAM A SER ENTENDIDOS COMO UMA PREOCUPAÇÃO DE ESTUDOS TEÓRICOS OS SÉCULOS XVII E XVIII. A PARTIR DE ENTÃO, COMEÇARAM A SURGIR AS PRIMEIRAS OBRAS LITERÁRIAS DESTINADAS A ESTE PÚBLICO, ESCRITAS E RESCRITAS POR AUTORES DE GRANDE DESTAQUE, COMO PERRAULT, ANDERSEN E OS IRMÃOS GRIMM, ESSAS HISTÓRIAS FORAM CONTADAS E RECONTAS EM TODO O MUNDO; NO BRASIL, AUTORES COMO MONTEIRO LOBATO, QUE CRIOU AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, UMA MISTURA DE VÁRIOS PERSONAGENS QUE RETRATAVAM A CRIANÇA E O IMAGINÁRIO INFANTIL BRASILEIROS E MAURÍCIO DE SOUZA, QUE CRIOU A TURMA DA MÔNICA, UMA TURMA DE CRIANÇAS QUE APRONTAR BASTANTE, MAS QUE NÃO DEIXAM QUE A AMIZADE SE DESFAÇA, FORAM OS AUTORES QUE MAIS SE OCUPARAM DO TEMA DA LITERATURA INFANTIL. ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR A VISÃO DO CONCEITO DE CRIANÇA RETRATADA POR MEIO DAS LITERATURAS, SENDO INTERESSANTE O RESGATE DE OBRAS DE OUTROS TEMPOS, E SUA HISTÓRIA, E COMPARÁ-LAS COM AS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE, PERCEBENDO COMO ELAS SE CONFIGURAVAM E QUAIS ERAM AS PRIMEIRAS INTENÇÕES COM RELAÇÃO À CRIANÇA DE OUTROS MOMENTOS HISTÓRICOS. OUTRO OBJETIVO DESTE TRABALHO É OBSERVAR COMO A LITERATURA INFANTIL DE HOJE CONCEBE A VISÃO DE CRIANÇA E DESTACAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS OBRAS DESTINADAS AO PÚBLICO INFANTIL PARA QUE ESSAS OBRAS SEJAM ACEITAS PELO SEU PÚBLICO. PARA ILUSTRAR ESTE TRABALHO, FOI REALIZADA A ANÁLISE DA OBRA O REINO COLORIDA DA CRIANÇA: IMAGEM E SOM. OS AUTORES QUE BASEIAM ESTA PESQUISA SÃO ABRAMOVICH (2006), BETTELHEIN (2002), XAVIER (2013), BRASIL (1998; 2006) E SCHARF (2000), ALÉM DE OUTROS AUTORES QUE TAMBÉM DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. É NOTÁVEL QUE, AS OBRAS INFANTIS SE MOSTRAM DE FORMA DIFERENTE PARA CRIANÇAS DOS SÉCULOS XVII E XVIII, SE COMPARADAS ÀS CRIANÇAS DO SÉCULO XXI. APESAR DO MEIO ONDE ESSAS OBRAS CIRCULAM, CHEIO DE APARATOS TECNOLÓGICOS, É NOTÁVEL QUE A LITERATURA PASSOU A TER OUTRO LUGAR DE DESTAQUE EM RELAÇÃO A UM OUTRO MOMENTO DA HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL., ADAPTAÇÕES PARA O PÚBLICO INFANTIL, CRIANÇA SUJEITO DA HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID3765_28082019225548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDA NONATA DOS SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA FERREIRA"
    "autor_email" => "raymunda.ferreiraa@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS VII"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A INFÂNCIA É UMA DAS MELHORES FASES DA VIDA. NELA, SÃO DESFRUTADAS COISAS E SENSAÇÕES QUE SÓ ACONTECEM NESSE MOMENTO DA VIDA: BRINCADEIRAS, BRIGAS, COLEGAS DE INFÂNCIA, ASSIM COMO AS HISTÓRIAS, LIVROS DE TODOS OS TIPOS, CHEIO DE LETRAS OU APENAS COM IMAGENS. A INFÂNCIA E O CONCEITO DE CRIANÇA PASSARAM A SER ENTENDIDOS COMO UMA PREOCUPAÇÃO DE ESTUDOS TEÓRICOS OS SÉCULOS XVII E XVIII. A PARTIR DE ENTÃO, COMEÇARAM A SURGIR AS PRIMEIRAS OBRAS LITERÁRIAS DESTINADAS A ESTE PÚBLICO, ESCRITAS E RESCRITAS POR AUTORES DE GRANDE DESTAQUE, COMO PERRAULT, ANDERSEN E OS IRMÃOS GRIMM, ESSAS HISTÓRIAS FORAM CONTADAS E RECONTAS EM TODO O MUNDO; NO BRASIL, AUTORES COMO MONTEIRO LOBATO, QUE CRIOU AS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, UMA MISTURA DE VÁRIOS PERSONAGENS QUE RETRATAVAM A CRIANÇA E O IMAGINÁRIO INFANTIL BRASILEIROS E MAURÍCIO DE SOUZA, QUE CRIOU A TURMA DA MÔNICA, UMA TURMA DE CRIANÇAS QUE APRONTAR BASTANTE, MAS QUE NÃO DEIXAM QUE A AMIZADE SE DESFAÇA, FORAM OS AUTORES QUE MAIS SE OCUPARAM DO TEMA DA LITERATURA INFANTIL. ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR A VISÃO DO CONCEITO DE CRIANÇA RETRATADA POR MEIO DAS LITERATURAS, SENDO INTERESSANTE O RESGATE DE OBRAS DE OUTROS TEMPOS, E SUA HISTÓRIA, E COMPARÁ-LAS COM AS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE, PERCEBENDO COMO ELAS SE CONFIGURAVAM E QUAIS ERAM AS PRIMEIRAS INTENÇÕES COM RELAÇÃO À CRIANÇA DE OUTROS MOMENTOS HISTÓRICOS. OUTRO OBJETIVO DESTE TRABALHO É OBSERVAR COMO A LITERATURA INFANTIL DE HOJE CONCEBE A VISÃO DE CRIANÇA E DESTACAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS OBRAS DESTINADAS AO PÚBLICO INFANTIL PARA QUE ESSAS OBRAS SEJAM ACEITAS PELO SEU PÚBLICO. PARA ILUSTRAR ESTE TRABALHO, FOI REALIZADA A ANÁLISE DA OBRA O REINO COLORIDA DA CRIANÇA: IMAGEM E SOM. OS AUTORES QUE BASEIAM ESTA PESQUISA SÃO ABRAMOVICH (2006), BETTELHEIN (2002), XAVIER (2013), BRASIL (1998; 2006) E SCHARF (2000), ALÉM DE OUTROS AUTORES QUE TAMBÉM DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. É NOTÁVEL QUE, AS OBRAS INFANTIS SE MOSTRAM DE FORMA DIFERENTE PARA CRIANÇAS DOS SÉCULOS XVII E XVIII, SE COMPARADAS ÀS CRIANÇAS DO SÉCULO XXI. APESAR DO MEIO ONDE ESSAS OBRAS CIRCULAM, CHEIO DE APARATOS TECNOLÓGICOS, É NOTÁVEL QUE A LITERATURA PASSOU A TER OUTRO LUGAR DE DESTAQUE EM RELAÇÃO A UM OUTRO MOMENTO DA HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.