O POTENCIAL DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROJETO “LUZ NEGRA”
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61569 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3526 "inscrito_id" => 10887 "titulo" => "O POTENCIAL DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROJETO “LUZ NEGRA”" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A PROPOSTA METODOLÓGICA DO “LUZ NEGRA”, PROJETO DE EXTENSÃO DESENVOLVIDO NO CURSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB). A INICIATIVA PROMOVE, DESDE 2018, OFICINAS DE FOTOGRAFIA DIRECIONADAS AO DEBATE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM INSTITUIÇÕES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM CAMPINA GRANDE. O PROJETO, QUE TEM A FINALIDADE DE CONTRIBUIR PARA A EFETIVAÇÃO DAS LEIS FEDERAIS N° 10.639/2003 E 11.645/2008 QUE DETERMINAM A OBRIGATORIEDADE DAS TEMÁTICAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NO CURRÍCULO ESCOLAR, SE FUNDAMENTA EM PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL, USANDO A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA E FOMENTADORA DE DEBATES NESSE PROCESSO. O TRABALHO RESSALTA A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICO-CULTURAL NA PROMOÇÃO DE UM ESPAÇO HORIZONTAL DE DIÁLOGO, ONDE SE CONSTRUA UM AMBIENTE DE DEBATE MAIS AMPLO, PODENDO OCASIONAR NA DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS SOCIAIS. O TEXTO DETALHA COMO SE DEU TODO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ADOTADO DESDE A PREPARAÇÃO DAS OFICINAS, A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES E A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS EM EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS. APRESENTAMOS TAMBÉM O PROCESSO REFERENTE AOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS EXTENSIONISTAS E SUAS RESPECTIVAS CAPACITAÇÕES E MOBILIZAÇÕES, BEM COMO OS OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO E OS RESULTADOS OBTIDOS. O OBJETIVO É DIFUNDIR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO PROJETO E PERMITIR QUE SUA PROPOSTA POSSA VIR A SER ADOTADA E REPRODUZIDA EM OUTROS CONTEXTOS E CIRCUNSTÂNCIAS EDUCACIONAIS, AMPLIANDO SEU ALCANCE. ALÉM DISSO, PRETENDEMOS OBTER COLABORAÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, INCORPORANDO PROPOSTAS QUE VENHAM A CONTRIBUIR NA FLUIDEZ DO PROJETO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "FOTOGRAFIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCOMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID10887_22092019200512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA RIBEIRO DE AZEVÊDO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA AZEVÊDO" "autor_email" => "gioazzevedo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61569 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3526 "inscrito_id" => 10887 "titulo" => "O POTENCIAL DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: A PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROJETO “LUZ NEGRA”" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A PROPOSTA METODOLÓGICA DO “LUZ NEGRA”, PROJETO DE EXTENSÃO DESENVOLVIDO NO CURSO DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB). A INICIATIVA PROMOVE, DESDE 2018, OFICINAS DE FOTOGRAFIA DIRECIONADAS AO DEBATE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM INSTITUIÇÕES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM CAMPINA GRANDE. O PROJETO, QUE TEM A FINALIDADE DE CONTRIBUIR PARA A EFETIVAÇÃO DAS LEIS FEDERAIS N° 10.639/2003 E 11.645/2008 QUE DETERMINAM A OBRIGATORIEDADE DAS TEMÁTICAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NO CURRÍCULO ESCOLAR, SE FUNDAMENTA EM PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL, USANDO A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA E FOMENTADORA DE DEBATES NESSE PROCESSO. O TRABALHO RESSALTA A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICO-CULTURAL NA PROMOÇÃO DE UM ESPAÇO HORIZONTAL DE DIÁLOGO, ONDE SE CONSTRUA UM AMBIENTE DE DEBATE MAIS AMPLO, PODENDO OCASIONAR NA DESCONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS SOCIAIS. O TEXTO DETALHA COMO SE DEU TODO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ADOTADO DESDE A PREPARAÇÃO DAS OFICINAS, A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES E A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS EM EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS. APRESENTAMOS TAMBÉM O PROCESSO REFERENTE AOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS EXTENSIONISTAS E SUAS RESPECTIVAS CAPACITAÇÕES E MOBILIZAÇÕES, BEM COMO OS OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO E OS RESULTADOS OBTIDOS. O OBJETIVO É DIFUNDIR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO PROJETO E PERMITIR QUE SUA PROPOSTA POSSA VIR A SER ADOTADA E REPRODUZIDA EM OUTROS CONTEXTOS E CIRCUNSTÂNCIAS EDUCACIONAIS, AMPLIANDO SEU ALCANCE. ALÉM DISSO, PRETENDEMOS OBTER COLABORAÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, INCORPORANDO PROPOSTAS QUE VENHAM A CONTRIBUIR NA FLUIDEZ DO PROJETO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "FOTOGRAFIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCOMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA6_ID10887_22092019200512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA RIBEIRO DE AZEVÊDO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA AZEVÊDO" "autor_email" => "gioazzevedo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }