O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É ALGO MUITO IMPORTANTE PARA A EDUCAÇÃO, QUANDO NÃO HÁ UMA BOA ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE ELES OCORRE UM GRANDE DESEQUILÍBRIO IMPEDINDO ASSIM DE SE CONSEGUIR BONS RESULTADOS NAS ESCOLAS. VÁRIOS FATORES AFETAM BASTANTE ESSA RELAÇÃO, MAS O ESCOLHIDO PARA O DEBATE DESSE ARTIGO É, O ESTADO FÍSICO EM QUE AS ESCOLAS SE ENCONTRAM E O QUANTO ISSO AFETA NA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS, A MESMA AO ESTAR TÃO PRECÁRIA, MUITAS VEZES IMPOSSIBILITA ESSE PROCESSO. ENTÃO, COM A OPORTUNIDADE DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO HOUVE A CHANCE DE PERCEBER O QUANTO ESSA FALTA DE ESTRUTURA IMPOSSIBILITA UMA BOA CONCRETIZAÇÃO DA RELAÇÃO CITADA, MOSTRANDO O DESCASO EM QUE ALGUMAS ESCOLAS SE ENCONTRAM E CAUSAM ASSIM DESÂNIMO POR PARTE DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES. DESSE MODO, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A INFLUÊNCIA QUE ESSA FALTA DE ESTRUTURA CAUSA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BASEADA NA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.