QUALQUER ORGANIZAÇÃO SOCIAL QUE APRESENTE COMO OBJETIVO O DESEJO DE ASCENSÃO NÃO PODE DESCONSIDERAR A RELEVÂNCIA DE INVESTIR NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, CONSIDERAR QUE FAZEMOS PARTE DE UMA ÉPOCA QUE É FORTEMENTE ASSINALADO PELAS DISPUTAS QUE VISLUMBRAM MUITO MAIS QUE A QUALIDADE E PRIMAZIA NAS DISTINTAS ESFERAS ORGANIZACIONAIS. ASSIM, TENDO EM VISTA QUE O PLANEJAMENTO É CONSIDERADO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE, BUSCAMOS POR MEIO DA DISCIPLINA DO CURRÍCULO, A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR E NÃO ESCOLAR, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, INVESTIGAR COMO O PLANEJAMENTO É ENTENDIDO PELOS PROFESSORES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DO ENSINO. ASSIM, O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOS E DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO NO FORMATO DA ESCALA LIKERT, PARA NOVE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCANDO COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO. OS DADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR QUE OS PROFESSORES CONSIDERAM A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO UMA FERRAMENTA RELEVANTE QUE DEVE SER UTILIZADA COM FREQUÊNCIA PARA CONDUZIR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POR FAVORECER QUALIDADE AO CONTEXTO DA ESCOLA E INFLUENCIAR EM SITUAÇÕES COMO EVASÃO E REPROVAÇÃO DOS ESTUDANTES.